Sociedade

Arte e Inteligência Artificial: Obra de arte gerada por Inteligência Artificial vence concurso artístico

Obra de arte gerada por Inteligência artificial vence concurso artístico da Feira Estadual do Colorado nos EUA, gerando questões éticas sobre a essência da arte.

“Théatre d’Ópera Spatial” de Jasson M. Allen foi a obra eleita vencedora num concurso de arte realizado nos Estados Unidos Da América, estado do Colorado, na categoria  “digital art/digitally manipulated photography.

Théâtre d’Opéra Spatial
Jason M. Allen

Contudo esta premiação tornou-se polémica e tem vindo a ser contestada pela sociedade pelo facto de ter sido criada através do sistema “Midjourney”, Sistema de inteligência artificial (IA) que gera imagens digitais semelhantes a obras de Arte com base na introdução de simples frases descritivas do que o autor pretende da sua obra.

Este programa tem a capacidade de imitar detalhadamente artistas e os seus traços artísticos. Estes programas são criados por seres humanos onde são integrados algoritmos baseados em obras de arte reais de renome realizadas pela mão humana.

A arte gerada por IA já existia. Contudo, foram lançados novos programas como DALL-E 2, Midjourney e Stable Diffusion, em que o processo mais simples torna possível pessoas menos experientes criarem trabalhos complexos e abstratos: uma verdadeira obra de arte.

Este programa tem ficado popular e as suas “obras de arte” percorrem as redes sociais.

O autor de “Thèatre d’Ópera Spatial” numa entrevista ao jornal “New York Times”, após alegadas acusações de corrupção das regras, afirmou que tinha deixado claro à organização do concurso que o seu trabalho “Jason M. Allen via Midjourney” tinha sido criado através de um sistema de Inteligência artificial.

O Autor ainda afirma: “This isn’t going to stop. Art is dead, dude. It’s over. A.I. won. Humans lost.” (Isto não vai parar. A arte está morta. Acabou. IA Ganhou. O Homem perdeu.).

Certos artistas defendem Jason Allen, e explicam que o uso da IA na arte não é diferente do recurso ao Photoshop ou a outros programas de manipulação de imagem digital. Afirmam também que a criatividade não deixa de ter um papel fundamental na criação desta arte, sendo necessária para criar uma autêntica obra de arte.

Já outros artistas referem um desconforto e preocupação quanto à utilização destes sistemas na produção artística. Consideram-na uma ameaça à arte e à valorização do seu trabalho desvirtuando tudo aquilo que a arte realmente é, retira toda a sua expressividade e talento.

Tudo isto levantou questões sobre o que será realmente a essência da arte.

Será então, a inteligência artificial uma ferramenta ou uma ameaça?

Vincent Van Google by Midjourney

 

Texto por Mariana Macedo Oliveira

Revisão por Beatriz Areal dos Santos