Sociedade

Mensagens e desenhos para provar que “à distância também se ama”

A crise do COVID-19 condicionou as rotinas da UDREAM, mas ainda resta um projecto. Trata-se de uma acção de partilha de mensagens e desenhos. Os destinatários da iniciativa são idosos e profissionais de saúde.

O contexto é diferente, mas a acção social continua. Um exemplo disso é a associação solidária UDREAM, que se adapta a esta realidade com um projecto de entrega de mensagens e desenhos. Nas palavras do presidente da organização, Diogo Mendes, a acção “coloca a possibilidade de qualquer pessoa em qualquer parte do país passar a mensagem de reflexão de que é possível fazer mais”.

Num projeto em que as palavras de ordem são gratidão, força e amor, qualquer pessoa pode contribuir com uma mensagem ou desenho, a submeter na página da UDREAM.

Depois disso, será impresso no formato de uma “memória”. Os principais destinatários são profissionais de saúde e idosos, afirma Diogo Mendes, que garante que as fases de impressão e entrega são da responsabilidade dos membros da UDREAM. O presidente da associação explica que os conteúdos são remetidos para os parceiros da organização, como o Hospital de São João e lares no Porto e em Aveiro, diz Diogo Mendes.

View this post on Instagram

Queremos partilhar uma carta escrita com amor e esperança de uma das pessoas que aderiu à campanha “Covid-19: À distância também se ama”. Esta carta foi escrita para profissionais de saúde mas podes enviar para outros públicos de risco como ​idosos ou doentes isolados com outros diagnósticos que não COVID-19. ​Para deixares a tua mensagem só tens de visitar o nosso website (​link na bio) e seguires os passos do formulário. Mas afinal para onde vão exatamente estas cartas? Estas mensagens sejam elas escritas ou um desenho vão para o Hospital de São João, Lar Geriátrico Arca D'água, Lar 3ª idade São José Bomfim Lda, Lar Nevarte Gulbenkian e Lar D. Diogo de Sousa. Não sabemos o dia de amanhã, não sabemos se vai ser difícil ou fácil fazer chegar todas as mensagens. O que sabemos é que é certo amar, é certo cuidar, é certo querer ser mais pelo país que somos, pelo país que amamos. E por isso, porque não amar à distância? #udream #udreamporto #udreambraga #udreamaveiro #udreamlisboa #àdistânciatambémseama

A post shared by U.DREAM (@udream.pt) on

Já na plataforma online são remetidos vários tipos de conteúdos, mas a mensagem mais comum será o “reconhecer do esforço dos profissionais de saúde”, diz Diogo Mendes. A organização assegura que o processo cumpre os requisitos de segurança exigidos nas etapas físicas do projecto. Quanto ao efeito da pandemia nas rotinas da UDREAM, Diogo Mendes lamenta que “a missão ficou transformada na comunicação digital”. Mas sublinha que também é “um momento de reflexão que pode constituir uma oportunidade”.