Desporto Sociedade

ISAG Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto

A marginal de Leça da Palmeira recebeu, este domingo, a 2ª edição da ISAG Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto.

Apesar do céu nublado, a chuva não se fez sentir durante a manhã de domingo, em Matosinhos. Assim, a 2ª edição da Meia Maratona de Matosinhos Mar de Desporto, decorreu num percurso de beleza única, e segundo o próprio lema “Um evento com bom ambiente”. A prova consistiu numa caminhada de 7km e numa meia maratona de 21, 0975km e a partida deu-se pelas 10h em frente ao Farol da Boa Nova.

A iniciativa foi organizada pela Runporto, em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, MatosinhosSport, Associação de Atletismo do Porto e Conselho Regional de Arbitragem da AAP. Em declarações ao JUP, Jorge Teixeira, diretor da RunPorto, afirmou que era de enfatizar o elevado grau de internacionalização da prova, sendo que a mesma contou com 13% de participantes estrangeiros.

A caminhada decorreu, como previsto, de modo não competitivo e a grande expectativa estava voltada para a meia maratona que  contava com alguns nomes da elite portuguesa da modalidade em ambos os géneros.

O vencedor masculino, José Moreira do Sporting CP, terminou a prova em 01:08:13 e salientou, em declarações ao JUP, que esta vitória teve um aspeto simbólico muito especial: “Dedico esta vitória ao meu avô que faleceu esta quarta-feira”. Afirmou que estava confiante desde o início e que a expectativa de poder fazer essa dedicatória trouxe-lhe mais motivação. O segundo lugar foi para Daniel Pinheiro do CDS Salvador do Campo, que terminou a prova com o tempo de 01:08:22. Em terceiro lugar, chegou o também Sportinguista Rui Pedro Silva aos 01:08:48.

A vencedora feminina, Marta Martins, afirmou que a vitória lhe serviu de ponto de superação das dificuldades da época de Inverno e agradeceu ainda ao seu clube, o SC Braga. Terminou a prova ao fim de uma hora, vinte minutos e vinte e cinco segundos, registando uma vantagem de cerca de dois minutos para a segunda classificada Andreia Cunha (individual). Em terceiro lugar, chegou Diana Almeida, do Sporting CP, com o tempo de 01:23:29.

Artigo da autoria de José Tiago Sousa