Sociedade

AS PERSONALIDADES MAIS NOTICIADAS EM 2018

A empresa Cision analisou as 50 personalidades mais mediáticas em Portugal, destacando o campo do desporto e da política. Por Sofia Frias

O primeiro-ministro, António Costa, foi a personalidade mais noticiada pelos media portugueses. Entre 1 de janeiro e 14 de dezembro de 2018 esteve presente em cerca de 117 mil notícias. Já Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, ocupou o segundo lugar, mencionado em aproximadamente 115 mil notícias portuguesas. A medalha de bronze pertence ao número 7 da Seleção Nacional, Cristiano Ronaldo, com referência em sensivelmente 77 mil.

Donald Trump, Presidente dos EUA, ocupa o quarto lugar e é o primeiro nome internacional presente nesta lista.

O quinto lugar, indicado pela Cision, pertence a Bruno de Carvalho. O antigo presidente do Sporting é acompanhado, nos dez mais falados, por outras personalidades desportivas, como Sérgio Conceição, Jorge Jesus e Rui Vitória.

Rui Rio, líder do PSD, intromete-se no meio do futebol ao ocupar o sexto lugar na lista de personalidades mais mediáticas de 2018. O líder do PSD foi mais mencionado do que os restantes líderes partidários também presentes no índice: Assunção Cristas, Catarina Martins e Jerónimo de Sousa.

Mário Centeno, encerra o top-10, sendo a 10° pessoa mais mediática do ano, com cerca de 35 mil menções em notícias.

Depois do ministro das Finanças, o futebol volta a ação, José Mourinho, Fernando Santos, Lionel Messi e Luís Filipe Vieira são dos nomes mais noticiados em Portugal. Neste campo, o desporto volta a dar cartas, Rui Patrício, Neymar e Miguel Oliveira (piloto de motociclismo português) que ocupam ainda lugar nesta ordenação.

O Papa Francisco, líder da Igreja Católica, ocupa o 15° lugar, tendo sido referido em aproximadamente 20 mil peças noticiosas.

São ainda mencionados vários nomes no campo da política internacional, incluindo Theresa May (primeira-ministra do Reino Unido), João Lourenço (Presidente da Angola), Emmanuel Macron (Presidente da França), Kim Jong-Un (líder da Coreia do Norte), Vladimir Putin (Presidente da Rússia), Jair Bolsonaro (futuro Presidente do Brasil), Angela Merkel (Chanceler da Alemanha) e Nicolás Maduro (Presidente da Venezuela).

Este índice inclui também nomes como: Jaime Marta Soares (Presidente da Liga dos Bombeiros), António Guterres (secretário-geral da ONU), Joana Marques Vidal (ex-Procuradora-Geral da República), Rui Moreira (Presidente da Câmara Municipal do Porto) e, entre outros, Meghan Markle (Duquesa de Sussex). A última posição é preenchida pelo apresentador de televisão, Manuel Luís Gocha.

A lista que contém o conjunto de personalidades escolhidas pela Cision, que aborda mais de dois mil meios de comunicação social portugueses, pode ser consultada aqui.