Sociedade

MARCHA DO ORGULHO LGBT+ CHEGA AO PORTO OUTRA VEZ

Depois de 12 edições, a Marcha do Orgulho LGBT+ volta a encher o porto. A 13º Marcha vai realizar-se no dia 7 de julho, pelas 15 horas.

É dia 7 de julho que a cidade do Porto acolhe a 13º Marcha do Orgulho LGBT+. O ponto de encontro vai ser a Praça da República, às 15h. Este ano marcha-se com o lema”Desacomoda-te e traz a tua luta também”.

Os organizadores relembram a quantidade de pessoas que participaram na edição anterior, sob o lema “Resistindo à opressão”, e incetivam a sair à rua. Luta-se não só pelos direito LGTB+ mas também  pelo feminismo, luta Anti-racista, a justiça climática, o movimento estudantil, o direito à habitação e a viver na cidade do Porto.

Este mês acontece também o primeiro festival LGBT+ de Portugal-  “Desarmário – Festival Ativista LGBT+ do Porto”, organizado pela  Marcha do Orgulho do Porto (MOP) . O festival tem duração de um mês (8 de junho a 7 de julho)  e conta com inúmeras atividades espalhadas pela cidade. É possível  conhecer o cartaz completo na página do evento. Segundo a MOP, o festival fornece um “espaço livre de constrangimentos, dedicado à liberdade de criação, de pensamento e, principalmente, à reflexão sobre os paradigmas Lésbico, Gay, Bissexual, Trans, Queer, Intersexo e quaisquer identidades sexuais ou de género que acrescentem diversidade ao movimento”.