Sociedade

UNIDADE MÓVEL GIS PARA PESSOAS LGBT EM MATOSINHOS

Jardim Basílio Teles vai acolher Unidade Móvel GiS destinada à comunidade LGBT, no decorrer da Feira da Saúde.

Está agendada para o dia 6 de abril às 14h30, a apresentação pública do GiS – Gabinete Itinerante de Saúde. A sessão, destinada a pessoas LGBT, está inserida no evento da Feira da Saúde, organizada pela Junta de Freguesia de Matosinhos, e vai decorrer no Jardim Basílio Teles, em frente à Câmara Municipal.

O Gabinete Itinerante de Saúde surge com o intuito de prestar apoio e dar respostas às pessoas pertencentes à comunidade LGBT, seja ao nível da ação médica, psicológica e/ou jurídica.

Para esta apresentação estão convidadas algumas personalidades ligadas ao tema, como por exemplo Exma. Sra. Dra. Rosa Monteiro – Secretaria de Estado para a Cidadania e Igualdade, Exma. Sra. Dra. Teresa Fragoso – CIG e Exma. Sra. Dra. Sofia Neves – Associação Plano i. Na organização do evento estão também envolvidos o Exmo. Sr. Miguel Coutinho – Fundação EDP, Exma. Sra. Dra. Luísa Salgueiro – Câmara Municipal de Matosinhos e o Exmo. Sr. Dr. Pedro Sousa – Junta de Freguesia de Matosinhos e Leça da Palmeira.

A unidade móvel, tem como objetivo ajudar as pessoas que, por razões geográficas ou financeiras, não se possam deslocar ao Centro Gis. A principal preocupação dos responsáveis que vão estar presentes, será permitir o acesso aos cuidados necessários da saúde em geral e, numa vertente mais particular, da saúde sexual e reprodutiva das pessoas LGBT. O centro está também incumbido de prestar cuidados multidisciplinares de natureza preventiva, de promoção e tratamento, assim como acentuar a prestação de cuidados de saúde e contribuir para a diminuição do isolamento social.

O Centro GiS aguarda, então, a presença de todos os interessados em participar no evento (in)formativo, prometendo o melhor aconselhamento e explicação.