Sociedade

FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS LANÇA 4º EDIÇÃO DO PRÉMIO PORDATA INOVAÇÃO

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) lança a 4ª edição do Prémio PORDATA Inovação, uma iniciativa que ambiciona promover e aprofundar o conhecimento da sociedade portuguesa, e reforçar a articulação entre a PORDATA (base de dados Portugal Contemporâneo) e os agentes de produção de conhecimento.

As propostas devem ser apresentadas até dia 23 de maio de 2018 e, através da iniciativa lançada pela FFMS, os participantes são convidados a desenvolver um indicador estatístico inovador, que represente uma mais-valia para a compreensão e conhecimento das dinâmicas da sociedade portuguesa, ou seja, com base nos dados publicados na PORDATA. O objectivo do Prémio POR-DATA Inovação é a obtenção de propostas de novos indicadores  para serem publicados no seu site.

As candidaturas estão abertas para todos os cidadãos ou grupo de cidadãos. O regulamento está disponível aqui, durante o período para apresentação de propostas. As propostas devem ser apresentadas no formulário disponível aqui e enviadas para o seguinte endereço eletrónico: premiopordata@ffms.pt, entre os dias 23 de fevereiro de 2018 e 23 de maio. A atribuição dos prémios vai ser realizada até ao final de 2018, em data a anunciar.

Podem ser apresentadas propostas para três tipos de indicadores, de acordo com a originalidade:

a-  Indicadores já existentes, desenvolvidos por outros autores ou por instâncias nacionais e/ou internacionais, mas que a PORDATA não inclui na sua base de dados.

b- Indicadores desenvolvidos pelo proponente ou grupo de proponentes, propostos em trabalhos já publicados ou no prelo.

c-  Indicadores inéditos desenvolvidos especificamente a fim de concorrer ao Prémio PORDATA Inovação.

O júri será composto por um representante da PORDATA e pelos coordenadores científicos da FFMS, que podem cooptar outros cientistas/ investigadores, de acordo com as características e o número de propostas recebidas.

As propostas selecionadas vão ser premiadas de acordo com o indicador escolhido.

Alguns dos critérios a ter em consideração na avaliação das propostas para a atribuição dos prémios são o caráter inovador,  a relevância, a facilidade e compreensão e a garantia, sem recurso a programação estatística, de actualização dos dados do indicador pela FFMS.

Os indicadores premiados vão ser publicados no portal da PORDATA e, nos casos da segunda e terceira propostas, a autoria do indicador vai ser apresentada na metainformação do quadro respetivo.

A Pordata, projecto da Fundação Francisco Manuel dos Santos, é um serviço gratuito de acesso a informação estatística sobre a sociedade portuguesa, desde 1960 até à atualidade. O projecto Pordata, contributo ao conhecimento informado sobre a sociedade portuguesa, conta com a colaboração de mais de 55 entidades oficiais de produção de informação estatística, com destaque para o Instituo Nacional de Estatística (INE) e o Eurostat.

A Pordata foi premiada em 2011 pelos World Summit Awards (WSA), na categoria e-science and technology. Os WSA, uma actividade das Nações Unidas, têm por objetivo selecionar e distinguir aplicações de Internet inovadoras, que promovam a difusão do conhecimento.