Sociedade

HEFORSHE: UM PASSO EM FRENTE PELA IGUALDADE DE GÉNERO

O HeForShe, movimento de solidariedade pela igualdade de género criado pela ONU Mulheres, chegou a Portugal em 2017. No Porto, o núcleo da organização começou em setembro do mesmo ano, com um evento sobre igualdade de género nas autárquicas à Câmara Municipal do Porto.

Com representatividade a nível internacional, o principal objetivo do movimento foca-se na inclusão dos homens na discussão da igualdade de género. É, para além disso, promotor dos quatro pilares de ação da ONU Mulheres, relacionados com a emancipação económica das mulheres, o papel das mulheres na paz e segurança, a eliminação da violência baseada no género e a participação política e liderança feminina.

Em Portugal, o HeForShe organiza-se a nível local, tendo núcleos em várias cidades como Lisboa e Porto. No Porto, o núcleo organiza-se com vista a trabalhar em conjunto com instituições e organizações da cidade (políticas, académicas, científicas, sociais), de forma a promover a defesa, interesse e adoção de medidas de igualdade de género.

Através do projeto “Impacto 10x10x10”, que visa a cooperação com universidades, empresas e espaços políticos, foram já criados vários núcleos ligados ao movimento dentro de algumas das faculdades da Universidade do Porto.

Nas cinco diferentes instituições onde já existem núcleos (Faculdade de Letras, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Faculdade de Economia, Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia) os eventos e projetos são promovidos com base nas áreas de estudo de cada faculdade, de modo a dinamizar a discussão da desigualdade de género nos diferentes campos sociais, económicos ou profissionais.

As restantes informações bem como a comunicação direta com o núcleo é feita através da página do Facebook do HeForShe Portugal ou através dos e-mails heforshe.porto@gmail.com (Porto) ou heforsheportugal@gmail.com (Portugal).