CARNAVAL NA REITORIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO – Jornal Universitário do Porto
Sociedade

CARNAVAL NA REITORIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

A Unidade de Cultura da Reitoria da Universidade do Porto festejou o Carnaval este sábado com um dia dedicado aos mais novos.

O livro “Bestiário Tradicional Português” era a inspiração para a celebração e foi  “a partir dos contos e das lendas do imaginário coletivo nacional que os mais novos puderam festejar o Carnaval em família”, como proferiram os organizadores da iniciativa.

A programação teve início por volta das 14h30 deste sábado, dia 10 de fevereiro, e contou com um conjunto de oficinas de arte plástica e ciência, nas quais os mais novos participaram, assim como atividades intituladas de “Os corredores de Fado”, “As pequenas criaturas encantadas” e “Olharapos e outros monstros”.

Como o tema foi o Carnaval, as crianças depararam-se com cenários adequados à festividade: lobisomens, bichos-papão e “fadas à portuguesa” foram alguns disfarces que estiveram presentes neste dia.

O encerramento esteve destinado ao Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP), que apresentou “A Festa dos Caretos e dos Diabos”, demonstrando algumas figuras alusivas ao Carnaval Português.

O “Passaporte Carnaval” teve um custo de 8 euros para quem adquirisse antecipadamente e 10 euros no dia. Este preço incluía a participação da criança e de dois adultos (no máximo) que a quisessem acompanhar. As inscrições eram limitadas e as Oficinas de Carnaval em Família conseguiram esgotar a lotação.