Política Sociedade

SOLIDARIEDADE COM A CATALUNHA NO PORTO

Está marcada para a próxima quinta-feira, 5 de outubro, uma manifestação de solidariedade para com a Catalunha. A partida é no Largo de José Moreira da Silva, às 15h.

No seguimento dos acontecimentos na Catalunha, relacionadas com a realização do referendo sobre a independência da província e a violência policial que se levantou para o seu impedimento, várias manifestações estão a ser convocadas, não só em Espanha, mas por todo o mundo, para prestar apoio e solidariedade ao povo catalão.

Em Portugal, a primeira realizou-se na passada segunda-feira, dia que se seguiu à realização do referendo. Já no Porto, foi marcada uma manifestação para a próxima quinta-feira, apelando à “solidariedade com o povo catalão e defesa dos princípios da democracia e da República, em particular do direito ao voto”.

O “independentismo” catalão é um movimento que reivindica a independência da Catalunha face a Espanha e que já existe há mais de um século. Apesar de ilegal, o Sim ganhou com 90% dos votos no referendo.