Sociedade

INOVAÇÃO E CREATIVIDADE EXPOSTAS NA PORTO DESIGN FACTORY

O Jornal Universitário do Porto esteve presente nos dias abertos da Porto Design Factory para conhecer um pouco mais de cada um dos 13 projetos desenvolvidos ao longo do ano.

O resultado final de um ano de trabalho de estudantes, empresas e todos os envolvidos na criação dos projetos finais desenvolvidos na Porto Design Factoy (PDF) estiveram expostos ao público.

TURE – Sonae MC ( Continente)

A Sonae MC pretendia desmaterializar a experiência de compra. Com uma procura crescente nas lojas de pequena dimensão, a Sonae MC, Continente, visava colocar nas zonas não alimentares o mesmo número de produtos ocupando o menor espaço possível.

Os estudantes concluíram que o consumidor tem uma grande necessidade de tocar e saber mais detalhes dos produtos. O sistema teria de ser rápido, já que as pessoas cada vez menos gostam de perder tempo a fazer compras.

A TURE é um sistema composto por três canais. O primeiro, um Widget online, onde se pode ter acesso aos produtos disponíveis e em que lojas se encontra. O segundo, uma aplicação que permite ao consumidor com apenas uma fotografia do produto  perceber se está disponível em qualquer loja continente ou parceiros. E por fim, na loja física, existem tablets que possuem informação adicional dos produtos expostos, permitindo uma compra tradicional aliada a informações digitais complementares.

img_20170630_154621

Luft Tecnology – IKEA Industry

O IKEA Industry é um dos mais rápidos, na área do mobiliário, relativamente à produção. No entanto, um dos grandes problema era o facto de só conseguirem produzir móveis com formas geométricas. Quando confrontados com este problema, os estudantes apresentaram como solução a utilização de ar: este permite a obtenção de formas orgânicas e mantém o custo reduzido, aliado a uma velocidade de produção elevada. O ar, que pode ser introduzido nas peças que possuem uma câmara de ar, permite que as formas sejam transformáveis e adaptáveis.

O produto final é uma tecnologia e não um produto, já que pode ser aplicado em diferentes situações no caso de peças de mobiliário, por razões de segurança ou até mesmo aliado à interatividade. Segundo os estudantes, o resultado final “quase que consegue comunicar” com cada um de nós.

PIAVO – SILAMPOS

O desafio da empresa Silampos aos estudantes baseava-se no pressuposto de arranjar uma forma de revolucionar a forma de cozinhar. A solução encontrada pelos estudantes centrou-se não no ato de cozinhar mas na forma como a loiça é limpa.

Assim, surge a PIAVO, um sistema de limpeza rápido, eficaz e muito preciso que limpa os utensílios de cozinha em apenas seis a doze minutos. Este equipamento recorre a uma tecnologia de ultra sons e jatos de água para uma limpeza eficiente.

O equipamento é compacto, ocupando muito menos espaço do que uma máquina de lavar loiça tradicional. Existe a possibilidade de adicionar a PIAVO a uma banca já existente, o que faz deste sistema versátil, permitindo não só limpar loiça, mas também vegetais, entre outros. É, também, “amigo do ambiente”, pois recorre a uma menor quantidade de detergentes e energia.

img_20170630_165647

Connect Zone – SPORT ZONE

A Sport Zone desafiou os estudantes a deslumbrar as pessoas tendo por base uma frente de loja diferente. A solução encontrada foi a Connect Zone, que permite aos clientes terem acesso aos produtos de uma perspetiva  física bem como digital, que origina uma nova forma de apresentar os produtos tornando a experiência de compra única e confortável.

O processo ocorre em seis fases distintas, que proporcionam ao consumidor uma experiência fora do comum, permitindo obter mais informação sobre o produto exposto e, através de um avatar, perceber como esse produto se adequa ao corpo da pessoa sem esta ter de o experimentar.

img_20170630_160043

WAVE – ABB Marine

A ABB pretendia simplificar o sistema de controlo remoto dos seus navios, tanto a bordo, entre as várias salas, como em terra. O foco principal era a otimização da circulação de informação e uma comunicação eficiente.

Surge assim a WAVE, um sistema que combina a utilização de painéis de controlo personalizados com um dispositivo portátil, como um SmartWatch, que permite ter acesso a um elevado número de funcionalidades. Com este sistema, a tripulação consegue saber a localização de determinada pessoa, dentro de determinados locais, criando uma comunidade interligada.

EDGY and LOOPER – NOKIA

A NOKIA desafiou os estudantes a criar uma infraestrutura inteligente para implantar small cell radios dentro das cidades.

É assim que surge o LOOPER, que se adequa às cidades que necessitam de um grande número destes dispositivos. Trata-se de uma coluna inteligente que cria uma interação direta com os cidadãos. O EDGY visa tornar a vida das pessoas mais simples e é facilmente implementado em estruturas já existentes na cidade. Ambos os projetos funcionam em conjunto numa mesma cidade e suprimem as diferentes necessidades que esta apresente.

Ankle Sprain Analysis and Prevention ( ASAP )

A ASAP foi criada numa parceria entre a PDF, a Escola Superior de Saúde e o Intistituto Federal de Santa Catarina, no Brasil.

O objetivo era modernizar o sistema de avaliação de possíveis entorses no tornozelo em atletas profissionais. O processo consiste em posicionar o atleta numa caixa, na qual uma das tampas cai com um certo ângulo, de forma a simular a entorse. Durante o processo, é registada a electromiografia que vai apresentar os resultados do teste. É a diferença entre o tempo de reação do músculo e a abertura da tampa que vai ditar a possibilidade de o atleta sofrer este tipo de lesão.

O mecanismo já existente sofreu alterações a nível estético e também de forma a torná-lo automático para que o resultado final fosse o mais rigoroso possível.

Soundsright

Soundsright quebra a barreira de interação artista-fã e torna o fã um investidor.  É uma plataforma online onde as pessoas e empresas podem adquirir e vender royalties de música.

Esta plataforma de crowdfunding baseia-se na equidade, permitindo aos fãs comprar participações e royalties dos artistas, fornecendo as ferramentas a ambas as partes para o sucesso no mundo da música.

img_20170630_165356

Halfstitch

A Halfstitch é uma marca de calçado que apresenta um conceito novo no mercado. Pretende aliar produtos de alta qualidade com materiais menos trabalhados, como metais e material de contrução. Foca-se na criação de calçado com diferentes estruturas e texturas com o objetivo de criar um design sensorial.

FRAGA

A Fraga é uma marca de jóias focada, essencialemente, num alvo mais urbano, procurando criar acessórios alternativos e únicos.

Apesar das peças poderem ser reproduzidas em massa, cada uma delas tem um acabamento feito manualmente, o que torna cada uma delas única e irrepetível.

Growbox

A Growbox é uma aplicação móvel que permite a monotorização da sua micro-estufa à distância. Permite verificar parâmetros como o nível de água e humidade. Devido ao seu tamanho reduzido é facilmente colocada em qualquer cozinha.