Sociedade

NERI-MUN: MODELO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA UNIVERSITÁRIOS

O Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da Universidade do Porto (NERI-UP) está a promover a recreação de uma conferência da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento, a realizar-se no dia 31 deste mês, dá aos estudantes da Universidade do Porto a possibilidade de conhecer e simular o funcionamento das conferências da ONU.

A ser realizado pelo Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da UP, da Faculdade de Letras, o NERI-MUN permitirá aos estudantes adotar o papel de delegados de um país ou organização internacional membro da ONU. Inicialmente, haverá uma discussão das medidas e ideias e, posteriormente, a representação e defesa dessas mesmas ideias e valores. Com duração de um dia, a simulação das Nações Unidas pretende incentivar o debate universitário, a reflexão sobre questões de relevo na ordem mundial atual e o conhecimento do funcionamento da ONU.

Atuando com vista à promoção da área das Relações Internacionais, o tema escolhido pelo NERI para este ano foi a Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – com objetivos como a erradicação da pobreza, a igualdade de género, as energias limpas e sustentáveis, entre outros.

As inscrições estão disponíveis apenas para estudantes da Universidade do Porto (incluindo estudantes de Erasmus) e terminam no final desta semana. Os alunos, que participam em pares mas devem inscrever-se separadamente, terão de pagar 1€ pela inscrição, a ser entregue no dia do evento. Mais informações podem ser encontradas na página de facebook do evento ou na página do Núcleo de Estudantes de Relações Internacionais da U.Porto.