Sociedade

FEUP: MARÇO COMEÇOU COM A EBEC 2017

Decorreu nos passados dias 4, 5 e 6 de Março mais uma edição regional da EBEC. O evento teve lugar na Faculdade de Engenharia do Porto e contou com a participação de 238 estudantes. Pelo nono ano consecutivo, estimulou-se o trabalho em equipa e a reflexão crítica entre os vários estudantes.

O evento contou com a presença de figuras como o Engenheiro Augusto Sousa, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico da FEUP, o Doutor José Oliveira Santos, Sub- Director da Faculdade de Ciências do Porto (FCUP), o Vereador do Desenvolvimento Económico e Social da Câmara do Porto, Doutor Ricardo Valente e ainda outros docentes da instituição, com especial destaque para o Professor Francisco Vasques, uma das caras da realização da EBEC.

A competição é constituída por duas componentes distintas: dois Case Study e um Team Design. Este ano as provas de Case Study foram criadas pelas empresas I2S e pela SONAE IM e a prova de Team Design foi criada pela organização da EBEC na cidade, o Best Porto.

Em declarações ao JUP, a I2S afirmou que a sua presença neste evento se deveu  ao “conhecimento e novas ideias” que aqui surgem todos os anos, que consideram ser uma mais valia para a sua empresa. Também a criação de laços mais forte com a Universidade do Porto (UP) foi um fator tido em conta.

A SONAE IM, por sua vez, afirmou que “o propósito do evento vai de encontro com o sistema das empresas do grupo” e, por isso, “fazia todo o sentido participar” na competição enquanto criadores de um dos Case Study que os estudantes tinham de resolver nas 24 horas de prova.

Esta edição da prova contou com um painel de júris constituído por docentes da FEUP, dividido pelas diferentes categorias. A categoria de Team Design contou com a professora Joana Dias e o professor Francisco Vasques como jurados, enquanto no Case Study da empresa I2S foram a professora Teresa Duarte e o professor José Magalhães Cruz que decidiram os vencedores. Por fim, no Case Study da SONAE IM, foi o professor Ricardo Mota quem avaliou os trabalhos apresentados.

Nesta segunda feira foram anunciadas, também no auditório da FEUP, as equipas vencedoras em cada categoria, que vão representar o Porto na fase nacional da EBEC. A equipa vencedora na categoria Case Study tinha como membros João Perre, Paulo Cardoso, Raquel Jesus e Clara Puga. Já na categoria de Team Design a equipa composta por André Lima, André Amorim, Miguel Dantas e Nuno Lopes arrecadou o primeiro lugar do pódio.

Este evento, que uniu estudantes de duas faculdades, apurou assim os seus representantes para a fase nacional que irá decorrer também no Porto nos próximos dias 22, 23 e 24 de Abril.