Sociedade

“A MENSTRUAÇÃO NÃO É UM LUXO”: RECOLHA DE PRODUTOS DE HIGIENE ÍNTIMA

Durante o mês de março, o Festival Feminista do Porto e a Slutwalk Porto juntam-se para a recolha solidária de produtos de higiene íntima feminina.

A pensar nas pessoas que não possuem meios financeiros para adquirir bens essenciais de higiene íntima, o Festival Feminista do Porto e a Slutwalk Porto uniram-se para promover a recolha destes bens, que serão depois distribuídos com o apoio do Centro de Apoio ao Sem Abrigo (CASA).

A página do evento no Facebook chama a atenção para o facto de a menstruação ser tratada, na sociedade, como um tabu e um luxo, com preços demasiado elevados de produtos essenciais como pensos higiénicos, tampões e toalhitas de limpeza. Assim, esta campanha pretende garantir o acesso destes bens a quem, por impossibilidade financeira, não possui capacidade de os adquirir.

Foto: Slutwalk Porto
Foto: Slutwalk Porto

Os produtos podem ser entregues no estabelecimento Gato Vadio (na rua do Rosário, no Porto) de quinta-feira a domingo, entre as 19 horas e a meia-noite. Poderão também ser entregues nos pontos de recolha disponíveis nas atividades planeadas pelo Festival.

Esta campanha insere-se na segunda edição do Festival Feminista do Porto, após o sucesso da edição anterior, realizada em outubro de 2015. Este ano, o tema é “Resistências & (re)Existências – Os feminismos nossos de cada dia”. O programa apresenta diversas atividades como concertos, exposições e workshops para promover o debate e a partilha de ideias feministas. Como se pode ler na página de Facebook do Festival, trata-se de “uma oportunidade de mobilização e debate feminista que se sente necessário e urgente no Porto, no país e no mundo”. De igual modo, a Slutwalk Porto, que tem vindo a organizar eventos desde 2011, pretende sensibilizar a sociedade para problemas como a culpabilização de vítimas de assédio sexual e as várias formas de discriminação e opressão de género.