Sociedade

“O PORTO, A GALIZA E AS TOURADAS” EM DEBATE

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett vai ser palco de uma palestra sobre as duas cidades e a sua relação com as touradas. A iniciativa acontece no próximo Sábado e é promovida pela Basta - Plataforma Nacional para a Abolição das Touradas.

O objetivo da palestra passa por responder a duas questões centrais – “por que é que desapareceram as touradas no Porto” e “por que é que as touradas estão a acabar na Galiza”.  As várias conversas desenvolvem-se em torno da evolução histórica e social das duas cidades, com as suas diferenças e semelhanças.

A Plataforma Nacional para a Abolição das Touradas conta já com muitos apoiantes. Tem como função sensibilizar a sociedade para a questão da defesa dos animais e da necessidade de acabar com a denominação das touradas como “espetáculo”.

A palestra tem início pelas 16 horas com apresentações de dois oradores, seguidas de um debate. A entrada é livre e o encerramento está previsto para as 17h30.

Os oradores convidados são Sérgio Caetano (jornalista da FFW e Coordenador da Plataforma Basta) e Rubén Pérez (porta voz da Plataforma Galicia Mellor Sen Touradas). O jornalista português vai falar sobre as touradas no Porto e o seu desaparecimento. O representante da Plataforma Galicia vai abordar o tema da abolição das touradas na Galiza.

O evento é organizado pela Fundação Franz Weber, com o apoio da Câmara Municial do Porto, em parceria com a Plataforma Basta de Touradas, Galicia Mellor Sen Touradas e Porto pelos Animais.