Sociedade

QUEM FAZ O MERCADO DE ARTESANATO DO PORTO

Peças feitas por cerca de 80 comerciantes dão vida ao Mercado de Artesanato do Porto todas as sextas e sábados. São vários os motivos que levam os portuenses a marcarem presença nesta iniciativa.

No Mercado de Artesanato do Porto é possível encontrar muitos e diversos produtos, todos eles criados pelos próprios vendedores. Desde bijuteria a barcos à vela, esta feira enche-se das histórias de quem lá vende a arte que faz.

No passado sábado (7), o JUP visitou o espaço na Praça Parada Leitão e conheceu alguns dos vendedores e as motivações que os fazem marcar presença neste tipo de iniciativas.

Entre passados tristes e solitários e vidas muito ocupadas e cheias de entusiasmo, o artesanato entrou, de alguma forma, na vida destes comerciantes. Muitos deles encontraram no tempo livre uma oportunidade de começar uma nova atividade, o artesanato. Outros sempre tiveram um gosto especial por construírem a sua própria arte e decidiram, apenas, torná-la uma parte da rotina. Em todas as situações, fica o sorriso de satisfação bem marcado de quem conta como chegou ali.

Já da parte de quem compra, as avaliações da feira são positivas, sendo que esta foi uma das primeiras dez a receberem o “selo” de qualidade promovido pela Porto Lazer. Os portuenses mostram interesse neste tipo de atividade e valorizam o que ali encontram: nacional e feito à mão. Já os turistas encaram este tipo de iniciativas como uma oportunidade de verem a história do Porto contada pelos produtos expostos.

O Mercado de Artesanato do Porto decorre todas as sextas e sábados entre as 9h e as 18h.