Sociedade

LIPOR: CAMPANHA DE NATAL APELA À RECICLAGEM

A Lipor - Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – e os municípios associados estão a promover uma campanha de Natal. O objetivo passa por promover a reciclagem.

“Num verdadeiro conto de Natal, até o lixo pode ter um final feliz” é a temática da campanha. A iniciativa procura sensibilizar a população para a importância da reciclagem. Reforça, ainda, a importância da redução nos resíduos alimentares para evitar os excessos e desperdício de comida nesta época festiva.

A atenção da campanha vai também para a redução dos resíduos de plástico e cartão, muito frequentes na época natalícia, que podem ser reciclados e/ou reutilizados.

No âmbito desta iniciativa, a Lipor realizou, no passado Sábado, a Ação de Natal do Município do Porto, no Mercado de Artes e Ofícios. A população foi abordada na rua e convidada a participar. No fim, receberam um kit de separação.

Fundada em 1982, a Lipor é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios integrantes: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. São tratados, anualmente, cerca de 500 000 toneladas de resíduos, produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes.