Sociedade

ESTUDANTES DE MEDICINA SÃO VOLUNTÁRIOS POR UM ANO

130 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vão deixar de lado os livros para se aventurarem numa experiência de voluntariado. São 32 as instituições que vão receber os alunos durante o ano letivo de 2016/2017.
Fotografia por Pedro Granadeiro/Global Imagens

Na próxima quinta feira, pelas 15 horas, celebra-se o “Dia da Formação Social e Humana 2016” na Aula Magna. Na sessão vão ser assinados os protocolos entre a FMUP e as 32 entidades envolvidas no projeto de voluntariado em que participam os estudantes de medicina.

Foi há 2 anos que a Faculdade de Medicina do Porto abriu a unidade curricular (UC) de Formação Social e Humana, que se centra em experiências de voluntariado para os futuros médicos.

Manuel Nuno Alçada, professor e regente da UC de Formação Social e Humana, explica que a sessão “é uma forma da FMUP reconhecer as instituições onde os estudantes realizam as suas ações de voluntariado”. Na celebração vão estar ainda presentes Manuel José Fontes de Carvalho (pró-reitor da Universidade do Porto), D. António Augusto (Bispo Auxiliar do Porto), Maria Amélia Ferreira (Diretora da FMUP) e Francisco Vieira (presidente da Associação de Estudantes da FMUP).

Das 32 instituições de solidariedade indicadas, destacam-se a Liga Portuguesa contra o Cancro, o Centro Social da Legião da Boa Vontade, a Médicos do Mundo, entre outras.