1º dia: O primeiro dia começou no palco secundário Cupra com o grupo Derby Motoreta’s Burrito Cinema, que atuaram enquanto a maior parte das pessoas ainda se encontrava a entrar no recinto. Pouco tempo depois, os Throes + The Shine abriram o palco...
Multimédia
Dia 8 de junho de 2022, a banda russa PussyRiot, que já há muito conhecemos pela controvérsia que causa no mundo e no seu país em particular, presenteou a Casa da Música, no Porto, com um espetáculo de arrepiar. Não foi bem música, nem teatro, nem um filme. Foi tudo junto e muito mais - foi ativismo. Artigo por Maria Santos. Fotografia de Maria Inês Aires.
No passado dia 26 de Maio o jazz voltou à FEUP. O programa "Jazz na FEUP" é uma parceria do Comissariado da Cultura da FEUP e da Associação Porta-Jazz. O concerto serviu para introduzir ao público o primeiro álbum do AP Quarteto, "Nu", que brindou a audiência com o seu experimentalismo, improviso, texturas imprevisíveis e harmonias. Artigo por Daniel Diogo. Fotografia de Inês Aires.
Após 2 anos de interrupção devido à pandemia Covid-19, o FAUP Fest voltou a preencher os jardins da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto no passado dia 13, com 3 palcos, 16 atuações e bancas de artistas.
A 24 de março, Elisa estreou-se na Casa da Música com o seu primeiro disco: “No Meu Canto”. Depois do concerto “mais acústico” no Porto, a cantora esteve à conversa com o JUP e recordou o seu berço, a ilha da Madeira e levou-nos aos bastidores da sua carreira, passando pelo Festival da Canção e pelo processo de criação artística do álbum. Agora, o mundo ouve as suas músicas que tocadas entranham-se na alma e abraçam-nos o coração.
Por Sara Arnaud
Por Sara Arnaud
De 8 de março até 30 de setembro, a Casa Comum, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto, acolhe a exposição "Mulheres Que Fazem Barulho!". Do palco para as paredes da exposição saltam histórias e acessórios de mais de uma dezena de mulheres que se dão a conhecer através do rock. Desde guitarras e baquetas até vestidos e anéis estão expostas peças de palco de nomes tão sonantes como Manuela Azevedo, Lena d'Água, Xana e Cláudia Guerreiro. Por Daniel Diogo.
No dia 24 de março celebra-se o Dia Nacional do Estudante, que este ano marca os 60 anos da crise académica de 1962. Estudantes da Faculdade de Letras e de Engenharia da Universidade do Porto aproveitaram a data para protestarem contra o aumento das propinas e a falta de espaços adequados nas instalações académicas. Por: Roselimar Azevedo
No dia em que completou 50 anos, Valter Hugo Mãe “anestesiou a idade com um livro novo” apresentando “As doenças do Brasil”, no Auditório do Centro de Congressos no Super Bock Arena. Para além do autor, Laurentino Gomes e Carlos Vaz Marques foram interlocutores numa conversa sobre as implicações políticas e poéticas das várias dimensões do romance.
Por: Marta Sofia Ribeiro
Fotografias por: Leonardo Machado
Por: Marta Sofia Ribeiro
Fotografias por: Leonardo Machado
Há mais de dois anos, no dia 27 de agosto de 2018, Joana Miranda, na companhia de Tomé Ramos, fez nascer “A Minha Vida Dava Um Filme”, podcast semanal com convidados no qual, partindo do cinema, se fala da vida e da ligação entre os dois. Entretanto, já saiu Tomé Ramos (host do podcast Mais Do Que Uma Vez) e entrou Inês Gonçalves para o papel de sidekick. Segunda-feira (dia 17) e terça-feira (dia 18), 117 episódios depois, apresentaram-se ao vivo, no Porto, no Hard Club com sala cheia e convidados de renome.
Artigo da autoria de: Tiago Sousa
Fotografias por: Joana Rita Cirne
Artigo da autoria de: Tiago Sousa
Fotografias por: Joana Rita Cirne
“Canções do Pós-Guerra” saiu à rua em ano de pandemia, depois de um adiamento de abril para setembro. Samuel Úria reafirma-se como um dos melhores autores de canções de Portugal e torna o caos do pós-guerra num período de resistência feliz.