Política

Primeira volta: Sucesso para Macron, Le Pen está na 2ª volta

Com 28% dos votos, Emmanuel Macron vence a primeira volta às presidenciais de 2022. Marine Le Pen com 23% fica em segundo lugar, ambos continuam na corrida pelo cargo presidencial até dia 24 deste mês. Por Diogo de Sousa
Fotografia: Rádio França Internacional (RFI)

Com cinco pontos a separar  os candidatos, Marine Le Pen e Emmanuel Macron encontram-se novamente, desde 2017 para a segunda volta com data marcada a 24 de abril, deste mês.

Os discursos direcionados para o poder de compra da classe média francesa, deram novamente o segundo lugar à candidata da extrema-direita, Le Pen. Apesar da distância entre ambos, os próximos 15 dias serão decisivos. Zemmour em quarto lugar, oferece agora todo o apoio a Le Pen. Fragilizado por nunca ter ido a nenhum debate, Macron arrecada apenas 28% dos votos. O voto útil em Macron foi a esperança do centrista para um segundo turno.

Nos discursos eleitorais da noite de domingo, Jean-Luc Mélenchon o candidato pela extrema-esquerda, não proferiu apoio formal a Macron. Contudo, Mélenchon avisou os 22% do seu eleitorado, para não votarem na candidata da Rassemblement National. Já Macron, no seu discurso, desejou apenas uma França unida e que trabalhe para o progresso das futuras gerações e não de uma França que descrimine muçulmanos ou que não coopere com a União Europeia.

Valérie Pécresse a candidata pelo partido Le Républicains juntamente com Jadot, Roussel e Hidalgo apoiam agora Emmanuel Macron.

 

Artigo da Autoria de Diogo de Sousa. Revisto por Filipe Pereira e Inês Pinto Pereira