Opinião

3ª EDIÇÃO PRÉMIO SANTANDER DE VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO

O Santander Universitário lança, este ano, a 3ª Edição do Prémio Santander de Voluntariado Universitário. As candidaturas estão abertas até 12 de outubro, e os diversos prémios terão um valor global de 10 mil euros.

O Prémio Santander de Voluntariado Universitário (PVU) é uma iniciativa do Santander Universidades, que visa incentivar a prática da cidadania ativa através do voluntariado e premiar quem participar mais ativamente nas respetivas atividades.

São quatro os prémios a serem distribuídos. Os primeiros três distinguem a originalidade, profundidade da intervenção e o contributo para a resolução das problemáticas identificadas. O quarto prémio será o Prémio PVU Comunicação, onde serão colocados online os dez vídeos melhor classificados pelos jurados.

Posteriormente, o público poderá votar no seu preferido, entre os dias 19 a 30 de novembro. Para este prémio vão ser utilizados critérios como o envolvimento com a comunidade e a qualidade de comunicação do projeto.

O primeiro ano do PVU admitiu 50 candidaturas e envolveu 16 mil voluntários e beneficiou cerca de 45.500 pessoas. Já a 2ª edição teve 50 candidaturas de vários distritos e regiões de Portugal, envolveu 5 mil voluntários e beneficiou mais de 880 mil pessoas. A temática dos projetos destas edições consistiu em tópicos como a Inclusão Social, Educação e Promoção do Voluntariado. Famílias carenciadas, crianças, jovens e idosos foram os principais alvos dos projetos de solidariedade social.

Com o projeto Santander Universidades, o banco Santander Totta colabora atualmente com 53 instituições de Ensino Superior e investe anualmente 7 milhões de euros na área de Responsabilidade Social e Corporativa. Para além disto mantem mais de 1200 acordos de colaboração com universidades de 21 países.

As candidaturas ao PVU estão abertas até ao dia 12 de outubro e os vencedores serão premiados a 5 de dezembro. Podem ser feitas através do site da iniciativa.