Crítica Opinião

MOON PREACHERS ESTREIAM-SE NOS ÁLBUNS COM ‘A FREE SPIRIT DEATH’

 

Rafael Santos e João Paulo Ferreira formam os Moon Preachers, um duo de rock/punk selvagem e psicadélico responsável por muitos dos moshes que se fazem por Portugal fora. A 16 de Março, já esta sexta-feira, chega o seu primeiro álbum «A Free Spirit Death», editado pel’O Cão da Garagem e com o apoio da Pointlist e o Jornal Universitário do Porto ouviu o álbum em primeira mão.

Contando já com dois singles de avanço, «I Keep My Soul Away» e «Walking and Trembling», o trabalho final, com sete temas no total supera as expectativas para este duo que tem vindo a deixar a sua marca pelas salas portuguesas.

 

O arranque do álbum dá-se com uma explosão de riffs frenéticos e uma bateria com compasso a incendiar de imediato os ouvidos e a fazer levantar da cadeira para levar com a jarda que se avizinha na cara como gente grande. Seguem-se os dois temas já disponíveis online e que já desvendam o rock enérgico que se pode esperar deste trabalho. E depois de «Walking and Trembling» não haverá certamente tempo para recuperar o fôlego com mais três temas de magnitude capaz de assustar qualquer tempestade que se queira aproximar da costa portuguesa. O rock dos Moon Preachers conquista nos primeiros segundos e este trabalho deixa-nos rendidos ao que de melhor se faz por Portugal.  O último tema começa de forma mais calma mas desenganem-se se acham que é este um momento sereno, pois a explosão frenética como só os Moon Preachers sabem fazer chega e ninguém quererá ficar parado, isso é certo. O álbum é um verdadeiro hino ao rock ‘n roll do início ao fim, com riffs e distorções ousadas e de fazer perder a respiração e com a batida a chamar para o mosh, numa mistura de garage, savage rock e punk que resulta num trabalho para ouvir até riscar o disco. Para já, levantamos aqui o véu da jarda que levamos quando ouvimos o álbum e convidamo-vos a fazer o mesmo já na sexta-feira, dia 16 de Março.

Ainda antes do lançamento do álbum, os Moon Preachers apresentam-no ao vivo nos Maus Hábitos, dia 15, naquele que é o pontapé de saída para uma tour por Portugal e que passa ainda pelo país vizinho e que certamente deixará na memória noites inesquecíveis de rock ‘n roll.

Cartaz: Rafael Santos
Cartaz: Rafael Santos

 

As datas da tour podem ser conferidas abaixo:

15 Março – Maus Hábitos, Porto

23 Março – Maravillas Club, Madrid (ES)

24 Março – Sabotage Club, Lisboa 

28 Março – Espaço 58, Seixal

29 Março – CAE, Portalegre

30 Março – Walk & Dance 2018, Freamunde

31 Março – Sociedade Harmonia Eborense, Évora

7 Abril – Sé La Vie, Braga

13 Abril – Sala Chat Noir, Badajoz 

21 Abril – ADAO, Barreiro

25 Abril – Titanic, Lisboa

11 Maio – Café Schmits, Póvoa do Varzim

12 Maio – Festival Rock Of, Cantanhede 

26 Maio – Kola Moka Fest, Estarreja