JUP

Concebido e gerido há 29 anos exclusivamente por estudantes universitários, o Jornal Universitário do Porto [JUP] apresenta-se como um espaço de debate e de confronto de ideias, funcionando ao mesmo tempo como uma oficina de Jornalismo, Design e Fotografia onde os estudantes têm a oportunidade de adquirir experiência e formação durante a sua frequência universitária. Editado pelo NJAP, o JUP conta com 4 edições por ano, uma tiragem anual de 40.000 exemplares e é de distribuição gratuita.

De acordo com os princípios da sua génese e enquanto espaço aberto à pluralidade de estilos, o JUP apresentou-se à Academia, a partir de março de 2011, com um novo estilo editorial e gráfico. Assim, com o objetivo de abordar as mais diversas áreas de interesse para os estudantes da Academia, o JUP passou a integrar 32 páginas e 8 novas seções: Educação; Sociedade; Política; Economia; Ambiente; Internacional; Desporto e Cultura.

Para o caso específico da editoria Cultura, criou-se o suplemento “Parêntesis”. O suplemento, conta com um total de 12 páginas, é encartado no JUP, e dá corpo ao que de melhor se faz na Academia e na cidade do Porto no setor das Artes e da Cultura.

A partir de março de 2011, o JUP passou também a privilegiar a ilustração e infografia a par do tradicional modo de ilustração do jornal – a fotografia.