Educação

A UP ESTÁ ENTRE AS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade do Porto foi colocada entre as 301 e 400 melhores universidades do mundo pelo Academic Ranking of World Universities (ARWU). No âmbito destes resultados estão os excelentes desempenhos da academia ao nível da produção científica.

Apesar de a UP não ter obtido qualquer pontuação nos critérios relativos aos ganhos de prémios Nobel, ou medalhas Fields (galardões debruçados na área da matemática), tem, ainda assim, uma grande quantidade de artigos científicos publicados em revistas tais como a Nature e a Science. Além disso, a UP ficou no intervalo das 151 a 200 melhores do mundo, relativamente ao domínio das engenharias.

A UP é uma das três instituições de ensino lusitanas que integram esta lista, juntamente com as Universidades de Lisboa (Clássica) e de Coimbra. Em primeiro lugar, a nível global, é a Universidade de Harvard a que detém o primeiro lugar nesta classificação, posto que mantém desde 2003. O “top 5” inclui ainda a Universidade de Stanford, o Massachusetts Institute of Technology (MIT), a Universidade da Califórnia – Berkeley e a Universidade de Cambridge (que é a universidade europeia com melhor ranking global).

O ranking de Xangai, lançado há 14 anos, trata-se de uma iniciativa que inaugurou um movimento que galardoa mais de uma dezena de rankings internacionais tendo em conta variados critérios. A UP conseguiu estar presente na maioria desses rankings. Para saberes mais sobre os galardões da academia no âmbito desta iniciativa, podes consultar esta página.