Educação Sociedade

JÁ T’EXPLICO AGE CONTRA O INSUCESSO ESCOLAR

O projeto de voluntariado surgiu pelas mãos de duas estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. O seu objetivo principal passa por combater o insucesso escolar entre as crianças e jovens do Porto.

A ideia original partiu de Mariana Bernardo após a sua experiência de Erasmus na companhia da sua colega Beatriz Dias. Foi criada a associação PartilhaCoragem e vinculado a ela está o projeto JáT’Explico, criado em março deste ano, cujas atividades se dirigem a crianças e jovens do 5º ao 9º ano. “Somos um grupo de estudantes universitários da cidade do Porto que pretendem usar as suas habilitações para dar apoio escolar a crianças com algumas dificuldades familiares ou financeiras”, conforme aprofundou Beatriz ao JUP.

O projeto irá arrancar oficialmente em outubro deste ano, tendo estado em fase de recrutamento de voluntários até ao dia 15 deste mês. Em relação ao número de candidatos Beatriz referiu ao JUP que as pessoas foram “muito recetivas” para com o projeto. “Fazem muitas perguntas e já recebemos muitos Currículos. O feedback tem superado as expetativas.”

O Já T’Explico será composto por várias atividades, de entre as quais constam ateliês de desporto e arte, assim como outras atividades que procurem estimular o lado criativo das crianças e fomentar o gosto pela cultura. “Ressalvamos que não funcionamos como um centro de explicações, com fins comerciais. Queremos apenas, enquanto estudantes universitários, ser um exemplo para essas crianças que não atribuem nenhum sentido a escola. Queremos ser o irmão mais velho, o orientador, o amigo-explicador.”

Recentemente foram divulgados os resultados dos exames nacionais do 9º ano de escolaridade. Na primeira fase, a Português, só 77% dos alunos obtiveram uma classificação igual ou superior a 50%. No caso de Matemática, registou-se uma descida em relação ao ano anterior: a média percentual observada na disciplina era de 51% em 2014; em 2015 esta desceu para 48%.

Beatriz falou-nos da reação geral dos membros do Já T’Explico a esta notícia. “Em primeiro lugar, lamentamos estes resultados. Mas são os próprios que confirmam a pertinência do nosso projeto. Antes de começarmos toda esta aventura, baseamo-nos em factos, factos esses que apontavam para a necessidade de contribuir para o sucesso escolar e, principalmente, para combater o abando escolar. Em suma, essa notícia  motiva a nossa ação, uma vez que nos incita a contrariar o conformismo e a lutar para que possamos, de alguma maneira, combater esses números.”

Neste momento a equipa do Já T’Explico é composta por um total de trinta pessoas, além dos voluntários que integrarão as atividades, sendo Mariana Bernardo a presidente e Beatriz Dias a vice-presidente. Está ainda dividido em cinco departamentos Financeiro, Marketing, Relações Externas, Recursos Humanos e Relações Humanas. Para além disso, contamos com uma Assembleia Geral e com um Conselho Fiscal.