Educação

IJUP: INVESTIGAÇÃO JOVEM É MARCA DA UP

A 8ª edição do IJUP – Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto tem início na quarta-feira, dia 13, e prolonga-se até ao dia 15 de maio. O evento vai decorrer na Reitoria da Universidade e destina-se a dar a conhecer os trabalhos científicos desenvolvidos pelos estudantes no ano passado.

Os estudantes de licenciatura e de mestrado integrado da Universidade do Porto tiveram a oportunidade de participar em atividades de investigação científica nas mais variadas disciplinas, durante o último ano. A Reitoria vai ser transformada num “centro de congressos”, que vai receber cerca de 750 estudantes, nacionais e internacionais. Os alunos vão apresentar 392 apresentações (193 orais e 199 em forma de poster) de artigos científicos elaborados nas salas de aula e nos laboratórios da Universidade.

O IJUP’15 mostra as últimas novidades ligadas às diferentes áreas de ensino e investigação, desde o desporto à criminologia, passando pelas artes, engenharias, ciências sociais e pelas ciências da vida e da saúde.

Esta é uma forma de complementar a formação dos estudantes na investigação científica, desde o início do percurso na Universidade. O IJUP é também uma oportunidade de contactar com metodologias de criação de conhecimento e do desenvolvimento de projetos de investigação com multidisciplinares, em colaboração com os centros de I&D da UP e com empresas externas.

A sessão de abertura do encontro está marcada para as 10h30 de quarta-feira, à qual se vão seguir as apresentações, em cinco salas diferentes do edifício da Reitoria. O programa pode ser consultado aqui.