Educação

COVID-19: Universidade do Porto concede ajuda financeira

A Reitoria da Universidade do Porto aciona está semana mecanismos financeiros para responder às dificuldades dos alunos mais carenciados.

No decorrer desta semana de quarentena e isolamento social , as condições dos estudantes da Universidade do Porto foram-se agravando. De maneira a apoiar financeiramente os alunos diretamente afetados pela Covid-19, a Universidade do Porto avançou com um subsídio de emergência, cujo objetivo é responder às necessidades sociais relativas ao alojamento e alimentação dos alunos. Esta medida também se aplica a estudantes internacionais que necessitem de beneficiar deste apoio social, no entanto, não poderá servir alunos beneficiários de ação social direta.

A quantia disponibilizada é de 350 euros, revestindo a natureza de apoio social indireto. Entre 6 e 10 de abril será possível submeter a candidatura através dum formulário no portal do SASUP. Ao longo deste período de quarenta as candidaturas podem, ainda, ser feitas em novas datas atribuídas pelo SASUP.

O subsídio de emergência é um complemento financeiro que advém do fundo de apoio social da UP. Esta medida vem tentar apaziguar as dificuldades financeiras que os estudantes têm atravessado durante esta epidemia.

Este despacho entra em vigor no dia 4 deste mês, sendo esta iniciativa financiado pela UP e visando minimizar as dificuldades dos estudantes neste período de incertezas.