Educação

MISSÃO PAÍS: ALUNOS TROCAM OS LIVROS PELO CAMPO

Milhares de estudantes, de norte a sul do país, aproveitam a sua pausa entre semestres para se dedicarem ao voluntariado. Desta vez, o objetivo é plantar árvores nas zonas queimadas pelos incêndios do verão passado, sob a tutela da Missão País.

A Missão País é uma organização católica que coordena e desenvolve as Missões Universitárias em várias faculdades de Portugal. É um projeto organizado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), contudo ao longo do tempo veio abranger uma variedade de faculdades das mais diversas áreas de conhecimento.

Nos últimos anos, a aderência ao projeto tem sido tanta que, muitas vezes, no dia de abertura de inscrições, “a página fica bloqueada”. Mais especificamente, no Técnico, onde existem cerca de 240 lugares, as “vagas ficam preenchidas em 5 minutos”, conta Mafalda Ivo Carvalho, responsável nacional pela Missão País .

O projeto já chegou a 43 faculdades do país e são “mais de 3.000 universitários de Lisboa, Porto, Coimbra e Évora”, explica Mafalda.

“Também visitamos idosos, ajudamos na escola e estamos presentes na comunidade”

Ao longo de uma semana por ano, cerca de 58 estudantes de uma faculdade instalam-se numa vila ou aldeia para “fazer o que for preciso”. Enquanto projeto cristão, além desta veia de voluntariado, a Missão País também se dedica aos lares, às escolas, entre outros.

A iniciativa, desta vez, partiu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), cujos estudantes aproveitaram a pausa entre semestres para se dirigirem a Leiria e plantarem pinheiros e sobreiros, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

“Tendo em conta o que aconteceu, disponibilizámo-nos a ajudar. Esta é apenas uma parte do que estamos a fazer esta semana, em Vieira de Leiria [uma das vilas que ficou cercada pelo fogo o ano passado]. Também visitamos idosos, ajudamos na escola e estamos presentes na comunidade”, diz Manuel Mendes, chefe de grupo da Missão País, em entrevista à Sábado.