Educação

IRLANDA PAGA ESTUDOS A ALUNOS ESTRANGEIROS

Governo irlandês quer atrair mais estudantes estrangeiros para as universidades. Para isso, vai pagar um ano de estudos através do Programa Internacional Education Scholarships.

As bolsas atribuídas têm duração máxima de um ano e podem ser para licenciaturas, mestrados ou doutoramentos.  Além de pagarem os estudos, o governo vai dar 10 mil dólares para despesas de alojamento, transporte e alimentação.

Os estudantes têm de passar por um processo de candidatura, uma vez que serão oferecidas apenas 60 bolsas de estudo. As inscrições finalizam a 23 de março de 2018.

Na primeira fase são eleitos os estudantes que estejam a terminar o último ano da licenciatura, tal como aqueles que pretendem fazer uma pós-graduação. A ajuda estende-se a mestrados e doutoramentos. Não existem limitações quanto às áreas de investigação.

Como pode candidatar-se

Antes de realizar a candidatura, o estudante necessita de uma aprovação por parte da universidade em que pretende estudar. Para a conseguir, tem de enviar um email com o currículo, histórico académico, cartas de recomendação e ainda os resultados dos testes de aptidão em inglês.

Depois de aceite pela instituição pode candidatar-se à bolsa. Tem então de reunir alguns documentos: experiência académica e profissional (ainda que apenas contenha ações de voluntariado), uma carta de apresentação e duas cartas de recomendação. Estes documentos devem ser enviados para o email GOI-IES2018@hea.ie, juntamente com o formulário disponibilizado no site oficial do programa.

Alguns dos critérios de seleção são, para além das razões de concorrem à bolsa, o histórico académico e qualidade comunicativa.