Educação

RANKINGS: COLÉGIOS LIDERAM A TABELA

Foram divulgadas as listas dos rankings escolares de 2017. Mais uma vez, o Porto está no top nacional do ensino secundário e público e os colégios lideram a tabela.

O top 10 das tabelas divulgadas são liderados por colégios. O Colégio de Nossa Senhora de Rosário, no Porto, foi a melhor instituição privada, de acordo com os rankings divulgados pelo Público. A instituição de ensino mantém a posição desde 2015.

No segundo lugar encontra-se o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga, que subiu uma posição comparativamente ao ano passado. A liderança do ranking fecha com a subida de 10 lugares do colégio Manuel Bernardes, em Lisboa. Passa, então de 13º em 2016, para 3º em 2017.

A melhor escola pública foi, também no Porto, a Escola Secundária Garcia da Orta. Apesar de ser a primeira escola pública, aparece em 32º no ranking geral. A completar o pódio das instituições públicas está a Escola Básica e Secundária Henrique Sommer (37º lugar geral), em Leiria, e a Escola Secundária Infanta D. Maria (41º lugar geral), em Coimbra.

Na generalidade as médias em exames baixaram. Nenhuma instituição chega aos 15 valores, havendo múltiplas com média inferior a 9,5 valores. A média mais alta foi de 14, 92 valores (Colégio Nossa Senhora do Rosário). A mais baixa contável foi de 6, 97 valores (Escola Secundária da Baixa da Banheira – Moita). Mais de 30 instituições aparecem no ranking sem atribuição de lugar, uma vez que realizaram menos de 50 provas.

As listas divulgadas este mês não deixaram margem para surpresa, mantendo-se as escolas privadas a ocupar os primeiros 30 lugares.