Educação

FACULDADES PORTUGUESAS NO RANKING MUNDIAL DO FINANCIAL TIMES

Católica-Lisbon SBE, Nova School of Business and Economics e Porto Business School são as três faculdades portuguesas no ranking do jornal britânico. O ranking, publicado no dia 15 deste mês, elege os melhores cursos mundiais na formação de executivos.

É em 44.º lugar que o curso de economia da Universidade Católica de Lisboa surge na lista dos melhores cursos de formação de executivos do Financial Times, abertos a todos os estudantes. Segue-se a Universidade Nova de Lisboa em 57.º lugar e, na 69.ª posição, a Universidade do Porto, com a Porto Business School.

O estudo do Financial Times contempla dois tipos de formação – os planos abertos (open) e os cursos feitos à medida das empresas (customized). É nos cursos adaptados às empresas que as faculdades portuguesas descem algumas posições no ranking. A Católica desce apenas uma posição, ficando com o 45.º lugar; a Nova de Lisboa passa para a 62.ª posição e a Universidade do Porto passa a ser o número 75 da lista.

Para chegar a estes resultados, foram tidos em conta indicadores como o número de estudantes internacionais, a qualidade das instalações do curso, o número de parcerias com outras faculdades ou empresas, entre outros.

Os primeiros lugares do ranking são ocupados pelo International Institute for Management Development (Suiça), pelo Instituto de Estudos Superiores da Empresa (Espanha) e pela Harvard Business School (Estados Unidos).