Educação

RENOVAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE LEITURA ATÉ 2027

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, recebeu, este domingo, Teresa Calçada, comissária-adjunta da Comissão do Plano Nacional de Leitura (PNL), para a apresentação das novas linhas mestras do PNL.

A apresentação do PNL 2027 decorreu, este domingo, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, e contou com a presença do primeiro-ministro, António Costa, que sublinhou a importância da leitura para o exercício de cidadania. O governante destacou, ainda, os progressos registados desde a implementação do PNL e o caráter transversal que o mesmo assume, hoje em dia, no seio da sociedade portuguesa.

No evento compareceu, ainda, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, assim como secretários de Estado e outros responsáveis públicos.

Segundo declarações do presidente da Câmara Municipal do Porto, o PNL constitui uma “instrumento fundamental para a concretização dos princípios de uma sociedade”.

O PNL, criado em 2006, obteve aprovação das suas diretrizes para a etapa 2017-2027 (PNL 2027) no dia 30 de março de 2017, em Conselho de Ministros, onde ficaram estabelecidos os votos na continuação “das ações concretizadas nos primeiros dez anos do PNL” e o alargamento “em novas vertentes a desenvolver até 2027”.

Com o propósito de fomentar os hábitos de leitura entre as crianças e os jovens, o PNL 2027 lança-se numa “política interministerial com uma aposta clara na literacia científica, artística e digital e na interação com outras esferas de conhecimento e da cultura”.

Para tal, aposta numa rede de bibliotecas escolares, instituições de ensino superior e Centros de Ciência Viva que auxiliem na “promoção da política do livro e da leitura”.

Sob a orientação e supervisão de uma Comissão Interministerial, presidida por Maria Teresa Alçada e Elsa Maria Conde, o PNL pretende, assim, promover um maior “envolvimento das famílias e da população em geral, com vista à aprendizagem ao longo da vida”.