Educação

“THE EXUP CHALLENGE”: UM DESAFIO À CULTURA GERAL

Na próxima quarta-feira (26), a quarta edição do Experience Upgrade Program (EXUP) vai proporcionar aos estudantes da Universidade do Porto o espírito de um concurso de televisão em ambiente universitário.
Fotografia por EXUP

História, Geografia, Saber Popular, Música, Cinema & TV, Ciências, Economia, Desporto, Literatura e Personalidades são os temas das questões que vão desafiar os estudantes durante o The EXUP Challenge.

O teste de apuramento dos alunos inscritos acontece na próxima segunda-feira (dia 24), das 13h00 às 13h30, na sala 260 da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Com 30 segundos para cada questão, os concorrentes têm de responder a 22 perguntas, 20 delas de escolha múltipla e duas de resposta aberta (apenas utilizadas em caso de empate).

Deste teste saem oito concorrentes que passam à fase final, que acontece quarta-feira (dia 26), às 18h00, no Salão Nobre da FEP.

Nesta fase são disponibilizados apenas 20 segundos para uma sucessão de questões repartidas por sete rondas de dificuldade crescente. No final de cada ronda o concorrente com menos respostas corretas ou não respondidas é eliminado.

Os dois concorrentes finais têm a possibilidade de utilizar uma única vez a Ajuda do Público. Para isso, cada participante deve levar consigo, no mínimo, dois acompanhantes para estarem presentes na plateia.

O dia da fase final, aberto ao público, vai ser animado por atuações de João Couto (vencedor da última edição dos Ídolos), de Inês Costa, acompanhada por Miguel Vale, e da Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto (TAFEP).

O vencedor do primeiro prémio recebe cem euros e o segundo classificado uma noite de alojamento em quarto duplo com direito a pequeno-almoço, no Alambique de Ouro, Hotel Resort & SPA 4 estrelas, no Fundão.

O público presente na final também vai poder receber um prémio a divulgar, através da realização de um desafio dirigido à plateia. Na página do evento no Facebook decorre também um desafio até às 23h59 de terça-feira (dia 25).