Desporto

Basquetebol: FC Porto com entrada triunfante na segunda fase da FIBA Europe Cup

Os “azuis e brancos” visitaram e venceram, esta quarta-feira, a formação romena do SCM Craiova, em jogo a contar para a primeira jornada da segunda fase da FIBA Europe Cup. 73-83 foi o resultado final. Por Duarte Alves.

Depois de ser eliminado nos oitavos-de-final da Taça de Portugal frente ao SL Benfica, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) fez uma longa viagem até à Roménia, para defrontar o Sport Club Municipal Craiova (SCM Craiova), naquele que foi o arranque da segunda fase de grupos da FIBA Europe Cup.

“Dragões” não deixam fugir o SCM Craiova

O jogo iniciou-se aberto e rápido, com um começo auspicioso dos romenos, com um triplo e um afundanço, como seria de esperar. Depois de ter ficado no primeiro lugar do seu grupo na primeira fase, esperavam-se muitas dificuldades para o conjunto “azul e branco”.

Contudo, os comandados por Fernando Sá, timoneiro do FC Porto, não viraram a cara a luta e começaram a sentir-se mais confortáveis com bola, ao criar dificuldades defensivas ao adversário.

Até metade do primeiro quarto, o resultado estava equilibrado, mas o maior acerto do Craiova no capítulo do lançamento fez com que os primeiros dez minutos do encontro sorrissem para a equipa caseira (26-18).

À entrada para o segundo período, era importante a formação forasteira melhorar no aspeto defensivo, ao ceder menos espaço para lançamentos de triplo e ser mais pressionante sobre o portador da bola para forçar erros.

Isso verificou-se no recomeço da partida, com um parcial de 0-5. Era fulcral não deixar fugir a equipa romena, de forma a conseguir ombrear pelo resultado. No entanto, a meio do período, o Craiova chegou a ter uma vantagem de nove pontos, que o FC Porto conseguiu encurtar e relançar o encontro para a segunda metade. 43-39 era o marcador ao intervalo.

Segunda parte à “moda do Porto”

Com as equipas separadas apenas por quatro pontos, a incerteza no resultado fazia prever um resto de encontro emocionante, equilibrado e de boa qualidade, como se tinha verificado nos primeiros 20 minutos.

Os “azuis e brancos” demoraram a acertar a pontaria. Os primeiros pontos portistas da segunda metade da partida surgiram apenas dois minutos depois do recomeço, com Teyvon Myers, norte-americano portista, a despoletar aquilo que seria um parcial incrível de 0-10, dando a primeira vantagem do jogo para o conjunto de Fernando Sá (46-49).

Os alarmes soaram no conjunto romeno que, mesmo após o tempo de desconto pedido, não mais conseguiu superiorizar-se ao FC Porto, que terminou o terceiro período na vantagem do marcador (55-60).

Com a difícil tarefa de segurar a vantagem no resultado, os “dragões” entraram bem no derradeiro quarto. Com equilíbrio a ser palavra de ordem, os portistas não mais saíram da frente do marcador, coroada com boas decisões no ataque e muita luta na defesa. Os “dragões” nunca perderam o “norte” e saíram do encontro com uma vitória na algibeira por 73-83.

A nível individual, pelo Craiova, destaque para Giordan Watson, base norte-americano, naturalizado romeno, com 20 pontos e oito assistências. Na formação portuguesa, Brian Conklin, extremo-poste norte-americano, com 18 pontos e seis ressaltos, foi o jogador “mais” dos portistas.

Com este excelente arranque de segunda fase na FIBA Europe Cup, o FC Porto volta a jogar para esta competição no reduto do Chemnitz, às 18h do próximo dia 20 de dezembro. O SCM Craiova regressa à competição da FIBA frente ao conjunto francês do Cholet, dia 21, pelas 19h.

Artigo da autoria de Duarte Alves