Desporto

Basquetebol: FC Porto perde nos Países Baixos mas o “sonho europeu” continua

Os “azuis e brancos” visitaram e perderam, esta quarta-feira, frente ao Heroes Den Bosch, nos Países Baixos, em jogo a contar para a sexta jornada da FIBA Europe Cup. 82-64 foi o resultado final. Por Duarte Alves.

Depois de uma vitória categórica para o campeonato nacional frente ao Lusitânia, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) deslocou-se até aos Países Baixos para defrontar o Heroes Den Bosch, onde esteve em disputa a luta pelo primeiro lugar do grupo C da FIBA Europe Cup.

Domínio neerlandês perante desacerto portista

O jogo era importante para ambas as equipas, apesarem de já estarem qualificadas para a próxima ronda da competição. Em disputa estava o primeiro lugar e como tal, esperava-se um jogo equilibrado, com as formações a quererem alcançar a posição de líder do grupo.

A equipa holandesa entrou melhor, com mais eficácia, perante um FC Porto desinspirado no capítulo ofensivo. Apesar de nos primeiros minutos a marcha do marcador ter sido repartida por ambas as formações, o parcial do primeiro quarto foi risonho para a equipa da casa. 16-12 era o resultado.

No segundo período, a falta de acerto portista foi cada vez mais notória e o fosso entre os dois conjuntos foi aumentando. Sempre que os portistas tentavam recuperar, o Den Bosch conseguia distanciar-se novamente e dificultar a tarefa dos comandados de Fernando Sá. A maior demonstração do desacerto no capítulo ofensivo do FC Porto estava bem patente no resultado, não só nos lançamentos falhados, como nos turnovers. O intervalo era necessário para recuperar a equipa. 36-25 era o resultado à entrada para a segunda parte.

Derrota pesada mas objetivo cumprido

Um triplo de Michael Finke no início da segunda parte, alimentou esperanças aos “dragões”, que pareciam regressar dos balneários com atitude de dar a volta ao resultado e garantir o primeiro lugar.

Contudo, o bom começo “azul e branco” acordou a equipa da casa que rapidamente tomou novamente a distância que trazia do intervalo. Ao contrário da primeira parte, as formações vieram do descanso com mais pontaria. Com um parcial de 17-22, os “dragões” melhoraram bastante no ataque e isso fez com que levassem o encontro para o último período, apenas a seis pontos do adversário. 53-47.

O derradeiro período foi desastroso para o FC Porto, que não teve capacidade de dar a volta ao resultado. Nos primeiros minutos, a equipa esteve bem, sempre perto de disputar o resultado com o Den Bosch, apenas a quatro pontos de diferença. Contudo, uma sequência de erros tanto defensivos como ofensivos fez com que a formação dos Países Baixos disparasse no marcador e conquistasse uma vantagem confortável. O resultado final foi 82-64.

A nível individual, destaque para Chris Ndow, da formação neerlandesa, que foi o melhor marcador do encontro com 21 pontos e 12 ressaltos. Da equipa portista, Miguel Queiroz foi o mais inconformado, ao somar 16 pontos e seis ressaltos.

Na próxima fase da FIBA Europe Cup, o FC Porto ficou integrado no Grupo I, com Niners Chemnitz (Alemanha), SCMU Craiova (Roménia) e Cholet Basket (França).

Os “azuis e brancos” terão agora uma jornada dupla para o campeonato nacional. Sábado frente à Ovarense, às 15h no Dragão Arena, e domingo contra o Esgueira, pelas 17h no Pavilhão Gimnodesportivo de Esgueira.

Artigo da autoria de Duarte Alves