Desporto

Altug Celikbilek sagra-se campeão do Porto Open 2021

O turco conquistou o primeiro título Challenger da sua carreira. Numa final diante do tenista francês Quentin Halys, Celikbilek levou a melhor com os parciais de 6-2 e 6-1. Por Eduardo Abreu

O tenista Altug Celikbilek, número 247 do ranking mundial, protagonizou uma semana de sonho no Complexo Desportivo do Monte Aventino, no Porto, na 22.ª edição do Porto Open. A excelente exibição do atleta de 24 anos culminou na conquista do troféu diante do francês Quentin Halys.

Depois de ter vencido o brasileiro Thiago Seyboth Wild, maior candidato à vitória no Porto Open Challenger, numa das fases iniciais da competição, o jovem turco deixou pelo caminho o nipónico Tatsuma Ito por 7-5 e 6-3, nos quartos de final. Nas meias-finais, o tenista natural de Istambul venceu o ucraniano Sergiy Stakhovsky, antigo top-30 mundial. 

O court central do Complexo Desportivo do Monte Aventino foi o palco da grande final do torneio ATP Challenger 80. Com o favoritismo do lado francês, foi Celikbilek a tornar-se a grande surpresa do torneio onde estiveram presentes alguns dos melhores tenistas da atualidade no circuito ATP Challenger Tour.

O tenista turco entrou da melhor maneira no derradeiro confronto,, superiorizou-se a Quentin Halys e fechou o primeiro parcial por 6-2, com duas quebras de serviço consecutivas.

Celikbelik fez da sua grande forma e do seu intenso ritmo de jogo os pontos chave do confronto, continuou a dominar e venceu o segundo set por 6-1. Depois de ter perdido a final de um Challenger, em março, em São Petersburgo, o jovem tenista de 24 anos precisou de apenas 67 minutos para vencer o seu primeiro título nesta categoria.

A vitória de Altug Celikbilek colocou um ponto final nesta edição do Porto Open. Na vertente feminina, Mai Hontama foi a grande vencedora da competição.

Artigo da autoria de Eduardo Abreu