Desporto

Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot vencedores da etapa de Surf no Porto

A terceira etapa da principal prova de Surf em Portugal decorreu, entre 7 e 9 maio, na Praia Internacional do Porto, em Matosinhos, no Porto. Vasco Ribeiro venceu pela segunda vez no campeonato, enquanto Teresa Bonvalot conquistou a etapa portuense pela sexta vez. Por Francisca Santos

A cidade do Porto recebeu, este fim de semana, a terceira etapa do maior evento de Surf em Portugal, naquela que é a sua 12ª edição no atual formato. Vasco Ribeiro e Teresa Bonvalot foram os vencedores da prova que decorreu na Praia Internacional do Porto.

À partida para a competição, o favoritismo de Vasco Ribeiro era claro. No entanto, a luta nas ondas revelou-se bastante equilibrada. A competitividade espelhou-se nos resultados e nomes sonantes do Surf português, como Miguel Blanco, Guilherme Fonseca, Guilherme Ribeiro e Luís Perloiro, foram eliminados na terceira ronda. Nos quartos-de-final, Marlon Lipke, Afonso Antunes, Vasco Ribeiro, Halley Batista superiorizaram-se nas respetivas provas e seguiram, assim, para as “meias”. 

As meias-finais foram marcadas pela melhor onda conseguida, por intermédio de Vasco Ribeiro que, na prova frente a Marlon Lipke, surfou uma onda que lhe valeu nove pontos dos 16,75, a melhor score do evento. No confronto direto com Afonso Antunes, Halley Batista venceu e carimbou, pela primeira vez, a sua presença na final de uma etapa do campeonato nacional. 

No heat decisivo, apesar do favoritismo de Vasco Ribeiro, foi Halley Batista quem começou melhor. No entanto, o português conseguiu recuperar e vencer o brasileiro com 0,35 pontos de diferença. Com esta conquista, o surfista de 26 anos voltou a vencer, depois de ter triunfado na Figueira da Foz, segunda etapa da competição. 

Para além disso, ao ganhar esta etapa, o atleta natural de Cascais somou assim a quinta vitória na cidade portuense e, em caso de vitória na etapa que se aproxima, pode sagrar-se campeão nacional de forma antecipada. 

Na prova feminina e à semelhança de Vasco Ribeiro, Teresa Bonvalot também fez o melhor score do evento, na sua categoria, fixado em 15,25. As meias-finais femininas marcaram a eliminação da líder do ranking nacional, com Carolina Mendes, a número um portuguesa, a ser eliminada pela surfista Camilla Kemp. Na outra prova, Teresa Bonvalot fez valer o seu favoritismo e superou Francisca Veselko.

Na final, apesar do equilíbrio inicial, Teresa Bonvalot destacou-se nos últimos momentos e venceu a prova. Com este resultado, a portuguesa de 21 anos soma a sua sexta vitória na cidade do Porto e um total de 21 etapas conquistadas no campeonato nacional.

Em declarações após o fim da competição, Vasco Ribeiro salientou que o seu adversário começou melhor na prova final e que “embora estivesse um pouco perdido”, manteve a sua estratégia e esperou pela onda certa. O surfista destacou que esta vitória lhe dá uma motivação extra para os campeonatos que se seguem. Por fim, Vasco afirmou que a etapa no Porto é a que mais gosta de fazer.

Teresa Bonvalot também referiu o gosto de competir na cidade portuense. “Adoro o ambiente, a forma como nos apoiam e como adoram o surf,” apontou. A surfista afirmou ainda que este triunfo é muito importante para os campeonatos que se seguem, como o circuito mundial de qualificação e o Mundial ISA, onde se discute a qualificação olímpica.

A competição segue agora para Sintra onde vai decorrer, entre 25 e 27 de julho, a quarta e penúltima etapa.

Artigo da autoria de Francisca Santos