Desporto

FADU confirma datas para os CNU de várias modalidades

Basquetebol, Andebol e Futsal são alguns desportos que regressam à competição já em maio. As fases finais estão agendadas para o final de julho. Por Francisca Santos

Com o desconfinamento gradual do país e, mais concretamente, do desporto, e já após a realização dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Atletismo de Pista Coberta e de Canoagem, a Federação Académica do Desporto Universitário  (FADU) confirmou as datas e os locais das competições, agendadas para maio e junho, nas mais diversas modalidades. 

Os CNU de Futebol Masculino, já anunciado, realizam-se entre 6 e 7 de maio, nas cidades de Aveiro e Beja, que vão acolher as jornadas concentradas das equipas do Norte, Centro e Sul do país.

Poucos dias após o regresso do futebol aos relvados, os estudantes universitários vão competir na modalidade de Remo. As provas estão agendadas para dia 9 de maio, em Montemor-o-Velho. Para além da confirmação do local e do dia, sabe-se que a competição vai contar com a presença de 15 estudantes da Academia do Porto. 

Depois do Remo, seguem-se as jornadas concentradas NCS (Norte, Centro e Sul) dos CNU de Basquetebol Masculino e Feminino. A prova masculina vai decorrer entre 10 e 11 de maio. Do lado feminino, a prova vai ser disputada ao longo de três dias: 10, 11 e 12 de maio. Ao contrário da vertente masculina, a feminina vai competir apenas na cidade dos estudantes. 

O regresso do Futsal também já tem data marcada para a disputa das jornadas concentradas NCS. Estas provas vão decorrer de 17 a 19 de maio. Braga e Caldas da Rainha são as cidades anfitriãs. As mesmas jornadas, mas do lado feminino, acontecem também em Braga, entre 26 e 28 de maio.

De regresso aos desportos aquáticos, Surf e Bodyboard são as modalidades que se seguem. Ambas vão decorrer em Carcavelos, mas com datas diferentes. A competição de Bodyboard discute-se a 21 de maio, enquanto as provas de Surf estão marcadas para os dias 22 e 23. 

O Voleibol vai igualmente iniciar a competição com as jornadas concentradas NCS. Com Vila Real como anfitriã, as provas vão decorrer entre 24 e 26 de maio. No feminino, a competição vai contar com a presença da Associação de Estudantes do Instituto Português de Administração de Marketing do Porto, única instituição que vai representar a Academia do Porto.

Depois da competição de Ténis por equipas, que decorreu em novembro de 2020, as provas individuais de Ténis entram em ação entre 28 e 30 de maio, em Lousada. 

Já no final do mês de maio, deve ser a vez do Andebol regressar à competição. Nas Caldas da Rainha vão decorrer as provas femininas e masculinas. As jornadas concentradas NCS começam, para ambos, dia 31 de maio, no entanto, as provas masculinas terminam dia 1, enquanto as femininas terminam no dia seguinte.

No dia 31 de maio, arrancam também as provas de Rugby 7. As jornadas concentradas do NCS estão agendadas para 31 de maio e 1 de junho, em Évora. Os Campeonatos Nacionais Universitários de Triatlo, que englobam corrida, natação e ciclismo, decorrem em Sines, a 3 de junho. Depois dos CNU de Atletismo de Pista Coberta, segue-se a mesma modalidade ao ar livre. Leiria recebe todos os estudantes do país entre 5 e 6 de junho. Por fim, a última modalidade com data e local confirmado é a Ginástica Artística. O palco da competição vai ser Anadia, a 12 de junho. Todas estas datas podem estar sujeitas a alterações.

Por sua vez, Ciclismo de estrada, Basquetebol 3×3, Natação, Judo, KickBoxing, Karaté, Taekwondo e todos os desportos de praia ainda aguardam confirmação oficial para a data e local da sua realização.

As fases finais dos CNU, para a qual se apuram os vencedores das jornadas concentradas e dos campeonatos regionais, vão decorrer entre 19 e 30 de julho, nas cidades da Covilhã e do Fundão.

Artigo da autoria de Francisca Santos