Desporto

Hóquei: FC Porto vence e carimba presença na meias finais dos play-offs

Os “azuis e brancos” visitaram, este sábado, a Juventude de Viana no segundo jogo dos quartos de final dos play-offs. 1-3 foi o resultado final. Por Martim Mota

O Futebol Clube do Porto (FC Porto) visitou, este sábado, no Pavilhão Municipal José Natário, a Associação Juventude de Viana (Juventude de Viana) a saber que uma vitória neste segundo jogo dos quartos de final dos play-offs garantia um lugar nas meias-finais, depois da vitória no primeiro jogo por 8-1.

Contra a corrente

O jogo iniciou com um FC Porto muito dominante e com a intenção de controlar o ritmo do encontro através da posse de bola. O remate à baliza era fácil e a boa organização defensiva bloqueava qualquer tentativa da Juventude de Viana em chegar perto da baliza contrário, o que permitia aos “dragões” sair em velocidade para o contra-ataque.

A formação de Viana do Castelo mostrava algum nervosismo e começou a jogar demasiado na expectativa de aproveitar o erro da equipa portista. Contudo, os passes falhados eram sucessivos e as oportunidades de golo escasseavam. 

Os primeiros minutos da partida não tiveram claras chances de golo, mas Poka, numa jogada atacante dos visitantes, escorregou e permitiu à formação da Juventude de Viana sair para o contra-ataque, de forma isolada, e fez assim o primeiro golo da partida por intermédio de Pedro Batista.

Depois do golo sofrido, os “azuis e brancos” cometeram alguns erros que resultaram em perdas de bola perigosas. A poucos minutos do final da primeira parte, os vianenses beneficiaram de uma grande penalidade que podia ter permitido à formação da casa aumentar a vantagem, contudo Xavi Malián protagonizou uma excelente defesa. 

Segundos depois da defesa do guardião portista, surgiu uma grande penalidade a beneficiar o FC Porto, mas Gonçalo Alves não conseguiu converter a oportunidade em golo. Até ao final do primeiro tempo, os “azuis e brancos” pressionaram na procura do empate, mas o resultado não sofreu alterações. 1-0 era o resultado ao intervalo.

Superioridade veio ao de cima 

A segunda parte abriu com o golo da formação portista. Xavier Barroso, num remate potente e de longa distância, fez o primeiro golo para os “azuis e brancos” e empatou o encontro. Pouco tempo depois, e também através de uma “bomba”, Gonçalo Alves fez com que o FC Porto passasse para a frente do marcador. Os dois golos conseguidos pela equipa portista complicaram assim a tarefa da Juventude de Viana.

O ritmo de jogo baixou na segunda parte e as oportunidades de golo não foram muito frequentes. Na transformação de um livre direto, Gonçalo Alves bisou e fez aquele que seria o último golo da partida.

Perante a desvantagem no marcador, era expectável que a formação de Viana do Castelo tentasse assumir o controlo do jogo, mas tal não aconteceu. Destaque para Malián, guardião portista, que ainda defendeu uma grande penalidade antes do final do jogo. 1-3 foi o resultado final.

Com este resultado, o FC Porto carimba a passagem às meias finais dos play-offs e espera pelo resultado do play-off entre a UD Oliveirense e o Benfica para saber quem vai ser o próximo adversário. Já a campanha da Juventude de Viana nesta época termina depois desta derrota.

Artigo da autoria de Martim Mota