Desporto

Foz do Douro é o novo palco no regresso do Rally de Portugal ao Porto

O Campeonato do Mundo de Ralis regressa a Portugal, e ao Porto, no dia 22 de maio. A Foz do Douro foi o local escolhido para receber a Super Especial desta edição. Por Martim Mota

Depois de cancelada a edição de 2020, o Rally de Portugal regressa no mês de maio. A prova organizada pelo Automóvel Clube de Portugal vai ser a quarta etapa do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e disputa-se de 21 a 23 de maio. A passagem pela Foz do Douro está marcada para dia 22 de maio, o segundo dia da competição.

A edição deste ano conta com um total de 346 quilómetros, divididos por 21 classificativas. Entre estas destaca-se uma Super Especial em redor do Forte de São João Baptista, na Foz do Douro.

O regresso à cidade do Porto acontece depois de duas edições na Baixa da cidade, em 2016 e 2018. Desta vez, o percurso vai contar com três voltas num total de 3,3 km. A partida e chegada vão ter lugar na Avenida de D.Carlos I e o traçado inclui duas zonas de piões, duas chicanes e um salto. 

Está planeada a montagem de bancadas em alguns pontos do percurso, no entanto, a presença de público vai depender da evolução da pandemia e das indicações da Direção-Geral da Saúde (DGS). 

O Rally de Portugal significa um impacto positivo de vários milhões na economia das regiões do Norte e Centro do país. A prova vai ser transmitida em direto pela RTP e pode ser vista em mais de 160 países. 

Artigo da autoria de Martim Mota