Desporto

CNU de Futebol masculino regressam aos relvados em maio

Os Campeonatos Nacionais Universitários de Futebol masculino vão disputar-se, entre 6 e 7 de maio, nas cidades de Aveiro e Beja, com as jornadas concentradas de apuramento NCS (Norte, Centro e Sul) que dão acesso à fase final da competição. Por Francisca Santos

Entre 6 e 7 de maio, oito equipas NCS (Norte, Centro e Sul) vão defrontar-se, em Aveiro e Beja, para tentarem garantir o seu lugar entre as quatro melhores equipas dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU) de Futebol masculino.

A jornada concentrada do Norte vai ser realizada em Aveiro e vai contar com as seguintes equipas: Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), Associação Académica de Coimbra (AAC), Instituto Politécnico de Viseu (IPV), Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM).

Évora vai ser o palco da competição para as equipas do sul do país: a Associação Académica da Universidade de Évora (AAUE), o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCBranco), o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).

As formações apuradas juntam-se às melhores equipas da edição 2020/2021 do Campeonato Universitário de Lisboa de futebol para disputarem a fase final que vai ter lugar na cidade da Covilhã. 

Entre as equipas participantes está a atual detentora do título, a AAUM, campeã na época de 2018/2019, a última edição dos CNU de Futebol masculino. 

Em comunicado, a Federação Académica do Porto (FAP), em conjunto com a Associações de Estudantes federadas, decidiu não realizar os Campeonatos Académicos do Porto (CAP) na presente temporada. 

A organização salientou que a sua prioridade é salvaguardar o bem-estar e a saúde de todos, por isso, optou por tomar esta decisão. Nesse sentido, os estabelecimentos de Ensino Superior do Porto não vão participar na fase final do CNU de Futebol, algo que se deve estender às restantes modalidades incluídas no programa do evento que fecha a época desportiva universitária.

Artigo da autoria de Francisca Santos