Desporto

Porto acolhe primeira etapa da nova Liga Pro Skate

O Skate Park de Ramalde, no Porto, vai receber, entre 6 e 9 de maio, a primeira etapa da estreante Liga Pro Skate, que vai contar para a pontuação do ranking mundial e que pretende dar forte impulso à modalidade até aos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Por Eduardo Abreu

A Federação de Patinagem de Portugal (FPP), vai estrear já no mês de maio, a Liga Pro Skate. Este é o primeiro circuito nacional desta modalidade e vai ser disputado ao longo de sete etapas. 

Com início no Porto, a prova vai passar pelas cidades de Aveiro (19 e 20 de junho), Almada (3 e 4 de julho) e Cascais (17 e 18 de julho). Mealhada (11 e 12 de setembro), Faro (25 e 26 de setembro) e Lisboa (30 e 31 de outubro) também vão ser palco da competição que vai ter como destino final a capital.

De acordo com Paulo Ribeiro, o coordenador nacional do Comité Técnico de Skate da FPP, são esperados “150 skaters na prova de abertura”, no Porto, e o objetivo passa por terminar a época “com 300 a 350 competidores”. 

O foco está também direcionado para o crescimento substancial do número de atletas portugueses federados, ao passar dos atuais 350, para cerca de 10 mil até aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

O evento vai ser composto por diferentes provas: uma direcionada para os mais jovens e uma de grau de exigência mais elevado, indicada para os atletas que disputam o ranking mundial e ambicionam a qualificação para os Jogos Olímpicos.

O Porto recebe a prova de abertura no recente Skate Park, inaugurado há pouco mais de um ano, do Parque Desportivo de Ramalde/INATEL e as inscrições já estão abertas, embora apenas possam ser realizadas por atletas federados inscritos na FPP. 

Artigo da autoria de Eduardo Abreu