Desporto

Andebol: FC Porto vence Artística de Avanca e segue para os “quartos” da Taça

Os “dragões” visitaram, esta segunda-feira, a formação de Aveiro em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Os “azuis e brancos” levaram a melhor e venceram por 23-38. Por Martim Mota

Depois de uma vitória sobre o Boa-Hora, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) visitou, esta segunda-feira, a Associação Artística de Avanca (Artística de Avanca), em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal. Antes do início da partida, destaque para o minuto de silêncio em memória de Alfredo Quintana.

Equilíbrio inesperado

O jogo começou bastante equilibrado e a Artística de Avanca, apesar de não ser favorita, nunca deixou os “dragões” fugirem no resultado e manteve-se quase sempre apenas a um golo do FC Porto. Do lado dos “azuis e brancos”, os golos apareceram em contra-ataques eficazes e através de combinações coletivas . 

A formação da casa começou a cometer alguns erros, a partir da segunda metade da primeira parte, no entanto, conseguiram evitar uma maior vantagem dos “dragões” através da boa organização e coesão defensiva. André Sousa e Gualther Furtado foram os principais responsáveis pelos golos da formação de Estarreja. 13-20 era o resultado ao intervalo.

Favoritismo confirmado

O segundo tempo começou com os visitantes a ampliarem  a vantagem a “todo o gás”, sem resposta por parte da equipa da casa.  Tudo corria bem para a formação comandada por Magnus Andersson, treinador portista, e isso deu oportunidade ao técnico para gerir a equipa e rodar os jogadores. Destaque para Diogo Rêma, jovem guardião portista de 17 anos, que assumiu a baliza durante quase toda a segunda parte. 

O jogo já estava resolvido e os “azuis e brancos” limitaram-se a gerir a  vantagem que, a dada altura, chegou a ser o dobro dos golos concretizados pela Artística de Avanca. 23-38 foi o resultado final. 

Com esta vitória, o Futebol Clube do Porto garante a presença nos quartos de final da Taça de Portugal, onde vai defrontar o ABC de Braga, no dia 3 de abril. Os “dragões” voltam a entrar em ação para o campeonato nacional, na quinta-feira, no Dragão Arena. Os líderes da competição vão receber o Madeira SAD, sexto classificado. No sábado, a Artística de Avanca, nona na tabela classificativa, vai deslocar-se até Lisboa para defrontar o SL Benfica, terceiro classificado. 

Artigo da autoria de Martim Mota