Desporto

Basquetebol: FC Porto vence clássico frente ao Sporting CP

Os “dragões” receberam, este domingo, a formação lisboeta em jogo a contar para o campeonato nacional. 81-78 foi o resultado final do encontro. Por Diogo Esteves

A equipa de Basquetebol do Futebol Clube do Porto (FC Porto) recebeu, este domingo, o Sporting Clube de Portugal (Sporting CP) em jogo a contar para a 21ª jornada do campeonato. A equipa comandada por Moncho López, treinador portista, precisava de ganhar, de forma a tentar chegar à liderança, até então ocupada pelos “leões”.

Superioridade do Sporting 

O FC Porto começou bem o primeiro período, no entanto, o Sporting CP conseguiu ultrapassar o ímpeto inicial dos “dragões”. A equipa comandada por Luís Magalhães, aproveitou as várias perdas de bola dos jogadores da equipa “azul e branca” e conseguiu colocar-se em vantagem por quatro pontos. A equipa da casa ainda foi a tempo de recuperar a desvantagem e acabou o quarto inicial a ganhar por 18-17. 

No segundo período, a equipa visitante beneficiou de muitos lances livres e conseguiu ampliar a sua vantagem através da sua boa eficácia. Destaque para Travante Williams e James Ellisor, atletas da formação “leonina”,  que somaram um total de 24 pontos. O FC Porto foi para o intervalo a perder, com o resultado fixado nos 35-41, uma diferença de seis pontos que seria anulada no terceiro período.

Persistência dos “dragões”

A entrada na segunda parte foi muito favorável para”os dragões”. A recuperação fortíssima e o  upgrade na capacidade ofensiva da equipa, que também defendeu exemplarmente, contribuíram para o bom momento dos “azuis e brancos”, que acabaram por conseguir marcar 22 pontos. Por outro lado, a equipa “verde e branca” só conseguiu amealhar nove pontos durante o terceiro período. Jalen Riley e Larry Gordon destacaram-se ao longo deste quarto na equipa dos “dragões”.

O último período do tempo regulamentar foi negativo para o FC Porto, que perdeu a vantagem e não conseguiu parar um Sporting CP a “todo o gás”. No entanto, a equipa visitante, que chegou a ter o controlo do encontro por oito pontos, perdeu o seu ritmo e permitiu a recuperação dos homens da casa, que levaram o encontro para o prolongamento. A 24 segundos do final, Riley, base portista, teve uma grande oportunidade mas não a conseguiu converter. Com o fim do tempo regulamentar, o resultado era de 71-71.

No prolongamento, “os dragões” beneficiaram de muitos lances livres, o que contribuiu para assegurar a vitória. O FC Porto esteve mais concentrado e demonstrou mais garra que o rival, o que levou a um desfecho favorável à equipa da casa. O resultado final foi 81-78. O MVP do encontro foi Larry Gordon, com 30 pontos e 11 ressaltos. 

No final da partida, Moncho López, treinador dos “azuis e brancos” referiu que o jogo foi muito equilibrado e destacou a superioridade no terceiro período. O técnico sublinhou alguns problemas defensivos, com “ turnovers desnecessários que permitiram ao Sporting fugir no marcador”. Por fim, afirmou que a sua equipa venceu com muita dificuldade, num encontro em que “qualquer um podia ter ganho”. Luís Magalhães, treinador “dos leões”, mostrou-se desapontado com o resultado final e lamentou a falta de capacidade em segurar a vantagem no último período. No entanto, afirmou ter sido um jogo muito bem disputado.

Com este resultado, as duas equipas ocupam o primeiro lugar com igualdade pontual. O FC Porto volta a jogar no sábado, frente à UD Oliveirense, quinto classificado, enquanto o Sporting CP recebe, no mesmo dia, o SC Lusitânia, sexto na tabela classificativa. 

Artigo da autoria de Diogo Esteves.