Desporto

Hóquei: FC Porto vence HC Turquel e é líder à condição

Os “dragões” receberam e venceram, este sábado, a formação de Turquel em jogo a contar para o campeonato nacional. 6-2 foi o resultado final. Por Francisca Santos

De volta ao Dragão Arena, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) mediu forças frente ao Hóquei Clube de Turquel (HC Turquel) em jogo alusivo à 16º jornada. Em diferentes posições na tabela classificativa, os “azuis e brancos”  procuravam a vitória para continuar na luta pelo primeiro lugar, ocupado pelo Sporting CP e pelo OC Barcelos. Já o HC Turquel, partia com o objetivo de somar pontos para sair da zona de despromoção.

Esforço de Diogo Almeida insuficiente

Embora fosse um jogo em que todas as expectativas recaíssem sobre os portistas, a primeira parte do encontro foi pautada pelo equilíbrio no encontro, que não se refletiu no marcador. O primeiro golo teve a autoria de Carlo Di Benedetto, jogador dos “dragões”, aos dez minutos, após passe de Gonçalo Alves.

Nesta fase, o FC Porto era quem atacava com maior predominância, mas sem grandes resultados. A causa da ineficácia portista tinha o nome de Diogo Almeida, guardião do HC Turquel, que travou muitas investidas dos “azuis e brancos”. O marcador só se voltou a alterar aos dezoito minutos por parte da equipa visitante pelo stick de André Moreira.

Os minutos finais, ao contrário do início da partida, foram marcados pela grande eficácia ofensiva dos “azuis e brancos”, que culminou em mais três golos. Di Benedetto bisou na partida e Gonçalo Alves marcou os outros dois golos que colocaram os “dragões” a vencer por 4-1 ao intervalo.

Consolidação da vitória

No segundo tempo, o estilo de jogo manteve-se, com os primeiros minutos a serem mornos e sem grandes oportunidades de perigo. O primeiro grande momento da segunda parte surge só aos doze minutos com o golo do portista Ezequiel Mena.

Já quase no fim do encontro, o marcador voltou a sofrer alterações dos dois lados. Tiago Mateus marcou para o HC Turquel e Di Benedetto para os “azuis e brancos”, que fechou assim o seu hat-trick na partida. O FC Porto venceu o encontro por 6-2.

No final do jogo, Guillem Cabestany, treinador dos portistas, destacou a exibição da sua equipa. “Tivemos um ritmo alto de jogo, estivemos quase sempre concentrados” afirmou o técnico espanhol. Já João Simões, treinador do HC Turquel, referiu que o resultado é o espelho das diferenças individuais e coletivas das duas equipas. 

Com este resultado, o FC Porto sobe ao primeiro lugar, ainda que à condição. A sua posição na tabela classificativa só fica assegurada após o encontro do OC Barcelos frente ao HC Braga, este sábado, e do Sporting CP contra o SL Benfica, no domingo. Já o HC Turquel, após este encontro, fica na 13º posição com nove pontos.

A próxima jornada, vai opor FC Porto e HC Braga, no sábado, em casa da formação bracarense. No mesmo dia, o HC Turquel regressa a casa para defrontar a Juventude de Viana.

Artigo da autoria de Francisca Santos