Desporto

Basquetebol: FC Porto esmaga Académica e continua na perseguição ao líder

Os "dragões" venceram, esta sexta-feira, na receção à formação de Coimbra, em jogo a contar para o campeonato nacional. 101-65 foi o resultado final

Depois da vitória que garantiu a passagem aos oitavos de final da Taça de Portugal, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) partiu para a 14ª jornada do campeonato nacional no segundo lugar da tabela. A Associação Académica de Coimbra (Académica), recém-promovido à primeira divisão, está a ser uma das sensações deste campeonato e chegou a esta jornada no oitavo lugar da tabela classificativa.

Entrada a todo o gás

A primeira parte do encontro começou como se esperava. O FC Porto superiorizou-se desde o início e a Académica mostrou uma grande ineficácia no processo ofensivo. Os portistas aproveitavam os ressaltos para sair rapidamente para o ataque e um ou dois passes bastavam para colocar a bola no cesto. 

Jalen Riley foi o jogador que mais se destacou na primeira parte. O atleta dos “azuis e brancos”, com a sua agilidade e rapidez, deixou a defesa da Briosa em dificuldades. A equipa conimbricense começou a fazer marcação dupla ao norte-americano, o que provocou aberturas noutras zonas do terreno.

A Académica apostou numa defesa à zona, ma esta estratégia mostrou-se ineficaz devido à quantidade de jogadores do FC Porto com capacidade para lançar da linha de três pontos. 48-27 era o resultado ao intervalo. 

Diferença grande entre as duas equipas

A segunda parte começou como acabou a primeira, com um conjunto de erros da equipa da Académica a fazer aumentar o parcial no marcador a favor da equipa portista. O ritmo de jogo diminuiu e a partida tornou-se mais fácil para os “dragões”. A única maneira que a equipa de Coimbra encontrou para marcar pontos foi através da criatividade individual. 101-65 foi o resultado final. 

No final do encontro, Ivo Rego, técnico da equipa conimbricense, considerou que o FC Porto teve mérito na vitória, mas salientou que existe uma grande diferença entre as duas equipas. No entanto, lutar por um lugar no play-off continua a ser o objetivo da sua formação.  

Moncho López, técnico dos “dragões”, confessou que a diferença no marcador não é justa em relação ao campeonato que a Académica tem realizado. Mostrou-se ainda bastante satisfeito com a consistência defensiva que a equipa “azul e branca” demonstrou. 

Depois deste jogo, o FC Porto mantém-se na segunda posição, atrás do Sporting Clube de Portugal A Académica permanece na oitava posição. Na próxima jornada, o FC Porto visita o Vitória de Guimarães, enquanto a Académica vai receber a equipa do Lusitânia. Ambos os jogos referem-se à 15ª jornada da primeira divisão do campeonato nacional de Basquetebol.