Desporto

Basquetebol: FC Porto “esmaga” Maia Basket e continua invicto

Os “dragões” receberam e venceram, este domingo, a formação da Maia em jogo a contar para o campeonato. 81-44 foi o resultado final.

Na sequência da vitória sobre o SC Lusitânia, o Futebol Clube do Porto partiu para a 11ª jornada do campeonato nacional no topo da tabela com os mesmos pontos do Sporting CP. Já o Maia Basket, apesar da vitória frente ao Barreirense na ronda anterior, enfrentava um período menos bom e ocupava os últimos lugares da tabela classificativa, com apenas 12 pontos.

Jogo morno, apesar do marcador expressivo

Os minutos iniciais ditaram de imediato o que viria a ser o encontro, a confirmação do favoritismo “azul e branco” contra uma equipa ainda em construção. A estratégia de jogo da equipa da Maia revelou-se insuficiente e isso expressou-se na enorme diferença no marcador. As dificuldades no jogo interior levaram à aposta na pontuação pelos triplos, o que não beneficiou a equipa visitante.

Embora fossem evidentes as diferenças entre as equipas, o jogo implementado pelo FC Porto não encantou. A equipa de Moncho López limitou-se a pontuar e a defender, mas sem grandes jogadas ou lances trabalhados. Assim foi o jogo durante a primeira parte, com a fraca exibição do Maia Basket a ser aproveitada pela equipa dos “dragões”.

Nestes primeiros 20 minutos, os destaques foram o base Brad Tinsley e o poste Eric Anderson, responsáveis por 18 dos 40 pontos da equipa da casa. Terminada a primeira parte, o FC Porto liderava o marcador por 40-17.

Consolidação da vitória

A segunda parte do encontro foi uma continuação dos primeiros dois períodos. Os “dragões” seguiam distantes no resultado, mas continuavam sem grande inspiração. Com a diferença no marcador, o destaque do segundo tempo foi a aposta do treinador portista nos mais jovens da equipa. Diogo Runge e Francisco Amarante somaram alguns minutos no encontro e ainda contribuíram de forma positiva no resultado. O triunfo da equipa da casa ficou fechado por 81-44.

Terça-feira, a equipa da Maia tem encontro marcado em casa do Galitos, numa partida em atraso da quarta jornada do campeonato nacional, enquanto o FC Porto só volta ao ativo a 29 deste mês contra o Sporting CP, para acertar calendário num jogo que vai decidir o líder do campeonato, uma vez que as duas equipas lideram a tabela com registos 100% vitoriosos.