Desporto

Andebol: FC Porto vence primeiro clássico da época

Os “azuis e brancos” visitaram, este sábado, o Sporting Clube de Portugal em jogo a contar para o Campeonato Nacional. 27-33 foi o resultado final.

Depois da derrota frente ao Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões, a formação de Magnus Anderson regressou este sábado ao Campeonato Nacional. O Futebol Clube do Porto (FC Porto) deslocou-se até ao Pavilhão João Rocha, casa do Sporting Clube de Portugal, para disputar o primeiro clássico da época. Ambas as equipas procuravam a vitória para manter a invencibilidade na competição.

Arranque de “leão”, reação de “dragão”

Num jogo de alta importância nas contas do título, os primeiros minutos da partida trouxeram problemas para a equipa do FCP. O adormecimento da defesa portista permitiu aos leoninos uma afirmação forte no jogo. A excelente eficácia de Frankis Carol na marcação dos golos e a boa exibição de Manuel Gaspar entre os postes da baliza “verde e branca” foram determinantes para deixar Magnus Anderson preocupado com o rumo do jogo.

A perder por 8-5, o treinador dos “dragões” resolveu fazer alterações na equipa. A troca de André Gomes por Ivan Sliskovic foi acertada e permitiu aos “azuis e brancos” aproximarem-se cada vez mais do resultado. O desequilíbrio ofensivo que o lateral croata provocou e a entrada de Nikola Mitrevski para a baliza equilibraram o jogo e o resultado. Findos os primeiros 30 minutos, o marcador era de 14-14.

“Dragões” a todo o gás  

Embora tenha sido o Sporting CP a marcar primeiro, foram os “dragões” que estiveram em destaque na segunda parte. Os primeiros sete minutos ditaram o que iria ser o resto do encontro, domínio “azul e branco” no ataque e na defesa. Na frente, António Areia era o desestabilizador, enquanto na baliza brilhava Mitrevski.

As dificuldades dos “leões” eram notórias e a equipa da casa chegou a estar em desvantagem por oito golos. Apesar das tentativas para inverter o resultado por parte de Tiago Rocha e Salvador Salvador, o guarda-redes do “dragões” não cedeu e acabou por ser a figura do encontro.

Assim, foram os “azuis e brancos” que conseguiram levar os três pontos do encontro que marca a 11º jornada do Campeonato Nacional de Andebol. O jogo terminou com um resultado de 27-33 a favor da equipa do FC Porto.

No final do encontro, Rui Silva, treinador do Sporting CP, destacou a boa primeira parte dos “leões” por comparação com a segunda, que considerou ter sido “atípica”. Rui Silva destacou ainda a boa exibição de Mitrevski que, na sua opinião, “fez a diferença”.

Já o treinador portista mostrou-se satisfeito com o resultado, mas realçou a falta de concentração inicial na partida. Tal como Rui Silva, Magnus Anderson salientou a exibição de Mitrevski, cuja entrada, segundo o mesmo, “veio dar alguma energia à equipa”.

Na terça-feira, o Sporting CP tem encontro marcado na Suécia contra o Kristianstad, em jogo a contar para a Liga Europa. Já o FC Porto regressa à Liga dos Campeões, na quarta-feira, onde vai defrontar o PSG, em França.