Desporto

Andebol: FC Porto derrotado no regresso da Liga dos Campeões

Os “azuis e brancos” receberam, esta quinta-feira, o atual campeão norueguês numa partida a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões. O jogo terminou com a vitória do Elverum por 28-30. Por Francisca Santos

Depois da vitória frente ao ABC de Braga na primeira jornada do Campeonato Nacional de Andebol, o Futebol Clube do Porto (FC Porto) recebeu o Elverum, o campeão norueguês, naquele que foi o regresso da Liga dos Campeões ao Dragão Arena.

Arranque promissor

Embora o favoritismo estivesse do lado dos “dragões”, os noruegueses entraram no jogo convictos de que poderiam criar dificuldades aos portistas. Os primeiros 20 minutos da partida revelaram-se bastante equilibrados, com o Elverum a gozar de uma ligeira vantagem no marcador, que muito se deveu ao seu ponta esquerda Alexander Christoffersen Blonz. O jovem jogador de 20 anos foi o responsável pelo bom início dos noruegueses e acabaria por ser o melhor marcador do encontro.

No entanto, já nos minutos finais da primeira parte, a equipa liderada por Magnus Andersson conseguiu sobrepor-se ao adversário. As defesas de Alfredo Quintana e a pontaria certeira de António Areia permitiram aos “dragões” ir para o intervalo com um parcial de 16-12.

Expulsão e reviravolta

Com uma vantagem sólida sobre os oponentes, o FC Porto entrou na segunda parte com garra para conseguir a vitória. Os primeiros cinco minutos após o reatamento viram os “azuis e brancos” preservar os quatro golos que tinham de diferença sobre o adversário. No entanto, a expulsão de Miguel Martins e a ineficácia ofensiva permitiram à formação norueguesa aproximar-se no resultado, que acabaria por chegar à vantagem já para lá dos quinze minutos da segunda parte, através da conversão de um livre de sete metros perante o estreante Nikola Mitrevski.

Os “dragões” nunca mais conseguiram chegar à vantagem, apesar dos esforços Vitor Iturriza e Rui Silva para inverter o resultado. Os últimos minutos foram marcados pela expulsão de mais um jogador dos “azuis e brancos” e pela lesão do número 14 do FC Porto, Rui Silva. A 30 segundos do fim, a equipa da casa ainda se colocou a apenas um golo de diferença no marcador, mas foi insuficiente para conseguir somar pontos. O resultado final ficou fixado nos 28-30.

No final da partida, Magnus Andersson, treinador do FC Porto, revelou estar desapontado com o resultado e com o jogo praticado pelos “dragões”. Tal como o técnico, António Areia, ponta dos “azuis e brancos”, revelou que a principal dificuldade sentida foi o jogo rápido praticado pelo Elverum.

Já o treinador dos noruegueses, Borge Lund, demonstrou-se bastante orgulhoso com a equipa e salienta que “jogar contra o FC Porto e conseguir estes grandes pontos é espetacular”. Na opinião de Thomas Solstad, pivô do Elverum, a confiança no plano de jogo foi a chave para a vitória.

A próxima jornada da Liga dos Campeões realiza-se na próxima quarta-feira, no Dragão Arena, com o FC Porto a defrontar os bielorrussos do Meshkov Brest que já triunfaram na competição. Antes disso, os “dragões” deslocam-se à Maia, no sábado, para disputar a segunda jornada do Campeonato Nacional.

Artigo da autoria de Francisca Santos