Desporto

Jogos Europeus Universitários de Belgrado reagendados para 2021

A capital da Sérvia vai receber a maior prova desportiva universitária a nível europeu entre 14 e 27 de julho de 2021. A competição estava prevista para este verão, mas foi adiada devido à pandemia do COVID-19. Por Francisca Santos

A Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA) e a comissão organizadora da quinta edição dos Jogos Europeus Universitários anunciaram esta semana que o evento está agora agendado para 2021, de 14 a 27 de julho, em Belgrado.

A maior prova desportiva universitária da Europa devia ter lugar este verão, mas foi adiada com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos neste evento durante a pandemia de COVID-19.

As novas datas foram escolhidas depois de discussão conjunta entre organizadores, autoridades nacionais e os principais interessados. Para tal, foi tido em conta o calendário desportivo, académico e cultural, tanto a nível a internacional como local.

Em comunicado, a EUSA e a comissão organizadora dos Jogos Europeus Universitários referem continuar totalmente comprometidas com a organização daquela que esperam ser a maior edição do evento e mantêm o entusiasmo para receber todos os participantes, convidados e espectadores em Belgrado, em 2021.

A capital sérvia espera receber cerca de 5.500 atletas que vão participar nas 20 modalidades englobadas na competição, entre as quais se incluem Badminton, Andebol, Futebol, Judo, Remo, Ténis de Mesa e Voleibol de Praia.

Para além das provas desportivas, os Jogos Europeus Universitários vão contar ainda com uma componente educativa, através de várias conferências e workshops sobre tópicos relacionados com a vida universitária e desportiva.

Artigo da autoria de Francisca Santos